“É nos marcos da superação da grande crise e da Segunda Guerra Mundial que o fordismo passou a ser regulado pelo keynesianismo, dando então suporte a uma ordem internacional estável, liderada pelos EUA. Neste sentido, a Guerra Fria constituiu uma era de hegemonia norte-americana, ou Pax Americana”.
VIZENTINI, Paulo Fagundes. A vida após a morte - breve história do presente pós-fim da história, p. 4. IN: Revista Tempo, Rio de Janeiro, nº 16, pp. 35-57.
Com relação ao contexto econômico pós-Segunda Guerra Mundial, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
O Keynesianismo foi o modelo econômico que levou os Estados Unidos a perderem a hegemonia econômica para a URSS.
Alternativa 2:
O desenvolvimento da Ásia Oriental, particularmente da China, contribuiu para o fortalecimento da economia norte-americana neste período.
Alternativa 3:
Desde os anos 1970, com a articulação da III Revolução Industrial e seu paradigma científico-tecnológico, inicia-se o processo de desgaste da hegemonia norte-americana.
Alternativa 4:
A base deste período consiste na busca de estruturas que permitam um desenvolvimento estável, o que passa pelo esfacelamento dos paradigmas da Revolução Científico-tecnológica.
Alternativa 5:
Este fenômeno produz uma profunda reformulação internacional, cujo marco referencial é a união dos países soviéticos.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
Desde os anos 1970, com a articulação da III Revolução Industrial e seu paradigma científico-tecnológico, inicia-se o processo de desgaste da hegemonia norte-americana.
Explicação:
É nos marcos da superação da grande crise e da Segunda Guerra Mundial que o fordismo passou a ser regulado pelo keynesianismo, dando então suporte a uma ordem internacional estável, liderada pelos EUA. Neste sentido, a Guerra Fria constituiu uma era de hegemonia norte-americana, ou Pax Americana. Foi este o novo modelo econômico que possibilitou a internacionalização comercial e financeira sob a liderança dos Estados Unidos. Entretanto, desde os anos 1970, com a articulação da III Revolução Industrial e seu paradigma científico-tecnológico, inicia-se o processo de desgaste da hegemonia norte-americana. Este fenômeno produz uma profunda reformulação internacional, cujo marco referencial é a desintegração do campo soviético.