O DSM-V (2015, p.33) aponta que o diagnóstico da deficiência intelectual deve estar pautado em três princípios. Assinale a alternativa abaixo que NÃO representa um dos princípios apresentados no referido documento.
a.
Comprometimento físico e motor que desencadeia prejuízos na fala e na locomoção.
b.
Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
c.
Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação à independência pessoal e responsabilidade social.
d.
Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.
e.
Os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes.
Respostas
Resposta:
a.
Comprometimento físico e motor que desencadeia prejuízos na fala e na locomoção.
Explicação:
fiz é acertei =)
Resposta: A não representa
Explicação: Os três critérios:
A. Déficits em funções intelectuais como raciocínio, solução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem pela experiência confirmados tanto pela avaliação clínica quanto por testes de inteligência padronizados e individualizados.
B. Déficits em funções adaptativas que resultam em fracasso para atingir padrões de desenvolvimento e socioculturais em relação a independência pessoal e responsabilidade social. Sem apoio continuado, os déficits de adaptação limitam o funcionamento em uma ou mais atividades diárias, como comunicação, participação social e vida independente, e em múltiplos ambientes, como
em casa, na escola, no local de trabalho e na comunidade.
C. Início dos déficits intelectuais e adaptativos durante o período do desenvolvimento.