Respostas
Resposta:
A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional. Em outras palavras, o conhecimento é resultado da combinação entre fatores objetivos e subjetivos que fazem parte do cotidiano de cada estudante.
A interação entre organismo e meio defendida por essa teoria da aprendizagem, no entanto, não se dá de maneira passiva: a aquisição do conhecimento é um processo construído pelo próprio ser humano durante toda a sua vida, o que o faz ser o personagem principal no processo ensino-aprendizagem.
Teóricos | Interacionismo
Entre os principais teóricos desta vertente educacional estão os psicólogos Lev Seminovitch Vygotsky e Jean Piaget. O primeiro defendia que o contexto sócio-histórico-cultural influencia no desenvolvimento dos indivíduos, ou seja, é a partir das relações que eles possuem com o meio no qual convivem, e da interação que constroem com outras pessoas, que eles se desenvolvem e constroem os seus conhecimentos.
Piaget, por sua vez, defendia a existência de estágios do aprendizado, e cada um deles vai se desenvolvimento e sendo construído a partir, também, da relação que o indivíduo possui com o meio. A teoria de Jean Piaget ficou conhecida como construtivismo e, assim como a interacionista, é utilizada por instituições de ensino de todo o mundo.
Explicação: