No campo das conquistas sociais, a sociedade brasileira assumiu a questão dos direitos sociais de modo particular. Marque a opção que expressa os acontecimentos histórico-sociais determinantes para as transformações no campo dos direitos, no contexto estudado.
A.
No contexto da República, houve uma efervescência política com a participação maciça do povo brasileiro.
B.
A vinda de trabalhadores imigrantes da Europa que fortaleceram uma identidade classista entre o operariado brasileiro e os seus movimentos de reivindicação de melhores condições de vida e de trabalho.
C.
As relações sociais estabelecidas entre a elite dominante visando ao progresso da nação e do seu povo.
D.
A burguesia sempre se utilizava do Estado em benefício do povo brasileiro e do avanço do progresso, pelo bem de todos.
E.
A grande propriedade rural a mercê da ação do Estado comprometido com os interesses públicos.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra B
Explicação:
No campo das conquistas sociais, no contexto da República, havia pouca ou quase nenhuma participação política da grande população. As relações sociais entre a elite dominante visavam a corresponder aos interesses particularista de grupos e segmentos específico da sociedade. A burguesia utilizava-se do Estado em benefício próprio, em detrimento dos interesses da grande massa de trabalhadores e da população.
A grande propriedade rural era fechada à ação da lei e o Estado estava comprometido com os interesses privados. Somente com a vinda de trabalhadores imigrantes da Europa fortaleceu-se uma identidade classista entre o operariado brasileiro, que passou a reivindicar melhores condições de vida e de trabalho.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás