Pesquisar sobre os povos americanos e africanos
Respostas
Resposta:
Povos americanos:
Os pré-colombianos, são propriamente aquelas que ocuparam e desenvolveram-se nesta região no período anterior à chegada dos europeus.
A teorias acerca do povoamento da América relacionam-se à ideia de que esses primeiros habitantes seriam nômades, isto é, deslocavam-se de um lugar para o outro caçando manadas de animais.
A teoria mais aceita é de que, por conta do fenômeno da glaciação, houve a possibilidade de imigração entre os continentes asiático e americano. Os povos teriam chegado à América do Norte por meio do Estreito de Bering (entre a Sibéria e os EUA).
Muitos desses grupos humanos desenvolveram-se em sociedades complexas e grandes impérios, como os Astecas e os Incas. Estes povos indígenas, assim como vários outros espalhados pelo continente, foram dizimados e encurralados em decorrência do processo colonizador iniciado com a chegada dos europeus no século XV. No entanto, a herança cultural indígena permanece caracterizando os países americanos até o tempo presente.
Muitos dos documentos anteriores à colonização europeia foram destruídos, e os relatos que chegaram até nossos tempos são fundamentalmente de origem europeia. Apesar disso, tem-se observado um esforço cada vez mais crescente da arqueologia em pesquisas que busquem preencher as lacunas em relação à cultura dos primeiros habitantes da América.
Povos Africanos:
Sempre estudamos sobre os antigos egípcios, mas, naquela época, outros povos africanos faziam sua história. Abaixo, está a história de alguns dos povos africanos que também foram importantes para a história africana:
O povo antigo africano Cultura Nok se desenvolveu às margens do rio Níger entre os séculos VI a.C. e II d.C. Moravam em aldeias agrícolas e, segundo achados arqueológicos, eram feitas estatuetas de cerâmica, ferramentas de bronze e utensílios de pedra. Eles também dominaram a tecnologia de mineração do ferro.
Havia os povos Berberes, eram nômades do deserto do Saara. Enfrentavam a falta de água e tempestades de areia, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Eles comercializavam vários produtos como: objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.
Paravam em oásis para conseguirem água, sombra e descansar. Usavam o camelo como principal meio de transporte.
Durante as viagens, os Berberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.
Também havia o Reino de Cuxe, evoluiu na região nordeste do continente africano, entre 2.000 a.C. e 350 d.C. Foi por muito tempo dominado pelo Egito. Eram politeístas e acreditavam na vida após a morte. Construíram cidades às margens do rio Nilo, com presença de templos, palácios e pirâmides. Praticavam o comércio marítimo nas águas do Mar Vermelho. O Estado de Cuxe era governado por um rei. Dominavam a arte da metalurgia, especialmente do ferro.
Há muitos povos ainda a serem falados, porém, podemos ver que há muita cultura na história dos povos africanos.