• Matéria: Pedagogia
  • Autor: karlacs
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia atentamente o excerto de texto para responder à pergunta.


“De um lado, questiona-se a validade dos filmes para o conhecimento histórico, por não obedecerem a critérios de validação científica do conhecimento apresentado. Do outro lado, valorizam-se os potenciais da linguagem fílmica em possibilitar imagens mais bem elaboradas do passado, desprezando as limitações das imagens em relação aos critérios de validação do conhecimento.
Contudo Rüsen entende que a História tem um vínculo forte com a memória, que é viva e ativa no presente, por isso ela se opõe à pretensão pura e simples de factualidade e objetividade. Mas a interpretação pura e simples do passado como uma memória desprovida de regras e fundamentos racionais se tornaria também utilitarista, pois desqualificaria o fator da experiência no âmbito da narrativa histórica. Rüsen propõe a superação da exclusão mútua das tradições moderna e pós-moderna, e entende História e memória como sínteses de experiência e interpretação. Tanto o âmbito da qualificação da experiência quanto o da produção narrativa de sentidos estão presentes no pensamento histórico. ”



Fonte: SOUZA, É. C. de. CINEMA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA: Jovens e sua relação com a história em filmes. 2014, p. 333 e 334. 357 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Setor de Educação, Universidade Federal do Parana, Curitiba, 2014. Disponível em: . Acesso em: 28 jun. 2017.







Para o autor, a utilização adequada de produções cinematográficas como __________ demanda a superação de uma concepção _________ da historiografia, a qual reduziria as fontes à ___________ dos documentos oficiais. Por outro lado, também se deve evitar uma banalização da _________ pós-moderna, que impediria o uso adequado e objetivo do filme histórico.

A partir da leitura do excerto de texto e suas reflexões, escolha a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas

Selecione uma alternativa:
a)
Ferramenta didática – fenomenológica – constituição – objetividade.

b)
Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.

c)
Fonte de entretenimento – utilitarista – parcialidade – diversidade.

d)
Fonte histórica – marxista – dialética – progressividade.

e)
Ferramenta didática – tradicional – reprodução – multiplicidade.


karlacs: Av2 - Aprendizagem da Geografia e História
karlacs: 1- D II e III apenas. 2- C Ampliou-Produziu informações- fenomenológico – diversifica. 3- E 4-3-2-1. 4- A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 5- B Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.

Respostas

respondido por: marakitano58
7

Resposta:

CORRIGIDA PELO AVA 23/05/2022

Explicação:

1- d) II e III, apenas.

2- c) Ampliou – produzir informações - fenomenológico – diversifica.

3- e) 4 – 2 – 3 – 1

4- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I

5- b) Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.

respondido por: viniciusrm19
0

Sobre a linguagem referente às produções cinematográficas, as lacunas são corretamente preenchidas por: b) Fonte histórica – metódica – objetividade – subjetividade.

Linguagem Cinematográfica

A linguagem cinematográfica apresenta suas próprias concepções, as quais estão alinhadas com fontes históricas, que mesclam questões de objetividade e subjetividade.

Além disso, deve-se prezar pela redução da banalização dos filmes históricos, os quais são utilizados somente para servirem como fontes ou documentos oficiais, quando na verdade, trazem mais evidências em relação à dimensão sociohistórica.

Mais sobre linguagem cinematográfica: brainly.com.br/tarefa/4104706

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares