Respostas
Resposta:
De 1894 a 1930
A República Oligárquica foi uma fase da divisão que ocorreu durante a República Velha. Nesse momento, o país esteve sob o comando das grandes elites agrárias, na época, representada pelos produtores rurais dos estados de Minas Gerais e São Paulo. A palavra oligarquia é de origem grega e significa “poder na mão de poucos”. O nome representa um governo liderado por um grupo de pessoas ou famílias unidos pela mesma atividade econômica ou partido político.
Isso traduz claramente o que acontecia durante a República Oligárquica. Para compreender como funcionou esse modelo de governo, as transformações ocorridas no Estado brasileiro, e conhecer os presidentes que governaram esse período, é preciso entender melhor o seu contexto.
Contexto histórico
A República Velha foi dividida em dois períodos: o primeiro, conhecido como República da Espada, durou de 1889 a 1894. O governo recebeu esse nome porque era chefiado por dois representantes do exército: Marechal Deodoro da Fonseca e o vice-presidente Marechal Floriano Peixoto. Deodoro da Fonseca assumiu provisoriamente o poder após ter proclamado a República em novembro de 1889, enquanto o Brasil aguardava a promulgação de uma nova Constituição, que ditaria como seria as próximas eleições.
Ainda no mandato do segundo presidente, Floriano Peixoto, as oligarquias cafeeiras do estado de São Paulo já se organizavam para assumir o poder e controlar a República. Pois, os paulistas cogitavam uma possível aliança que ajudaria a eleger o próximo presidente do Brasil.