A alfabetização das crianças surdas ainda é um grande desafio, uma vez que o trabalho com surdos em sala de aula exige do professor a compreensão do processo de letramento de alunos surdos na perspectiva metodológica do bilinguismo. Quanto ao bilinguismo é correto afirmar que:​​​​​​​ A. assim como ocorreu com o oralismo e o bimodalismo, essa abordagem foi considerada insuficiente para o ensino de crianças surdas ainda na década de 1990. B. defende que a língua de sinais é um idioma autêntico, com tanta qualidade e importância quanto a língua portuguesa. É o modo natural de comunicação dos surdos. C. fundamenta-se na compreensão da língua de sinais como primeira língua das pessoas surdas, e na variante oral da língua portuguesa como um complemento. D. de acordo com essa perspectiva, a proposta de educação inclusiva é um erro, já que não há profissionais capacitados para atender os alunos surdos. E. defende a equiparação das pessoas surdas às pessoas ouvintes para que elas sejam consideradas normais e iguais: esses são os princípios da inclusão.

Respostas

respondido por: milafalmeida9
3

Resposta:

Correta:

B. defende que a língua de sinais é um idioma autêntico, com tanta qualidade e importância quanto a língua portuguesa. É o modo natural de comunicação dos surdos.

Explicação:

Diferentemente do oralismo e do bimodalismo, abordagens que foram consideradas nocivas ao processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo dos surdos, o bilinguismo surge na década de 1990 como uma nova perspectiva: ele se fundamenta na compreensão da língua de sinais como primeira língua dos surdos, e da língua portuguesa como uma segunda língua. A língua de sinais é um idioma autêntico, com tanta qualidade e importância quanto a língua portuguesa. É o modo natural de comunicação dos surdos. Além disso, o bilinguismo valoriza a educação inclusiva, na qual ouvintes e surdos convivem no mesmo espaço educacional, e compreende que o surdo não precisa se adaptar a um ideal de normalidade baseado em um padrão de ouvinte.

respondido por: stolendays
0

Resposta: (D)  defende que a língua de sinais é um idioma autêntico, com tanta qualidade e importância quanto a língua portuguesa. É o modo natural de comunicação dos surdos.

Explicação: Diferentemente do oralismo e do bimodalismo, abordagens que foram consideradas nocivas ao processo de desenvolvimento linguístico e cognitivo dos surdos, o bilinguismo surge na década de 1990 como uma nova perspectiva: ele se fundamenta na compreensão da língua de sinais como primeira língua dos surdos, e da língua portuguesa como uma segunda língua. A língua de sinais é um idioma autêntico, com tanta qualidade e importância quanto a língua portuguesa. É o modo natural de comunicação dos surdos. Além disso, o bilinguismo valoriza a educação inclusiva, na qual ouvintes e surdos convivem no mesmo espaço educacional, e compreende que o surdo não precisa se adaptar a um ideal de normalidade baseado em um padrão de ouvinte.

Perguntas similares