• Matéria: Filosofia
  • Autor: mariarodrigues190415
  • Perguntado 3 anos atrás

Comente qual é a relação dos quadrinhos de Calvin com a disciplina de filosofia.


ME AJUDEM POR FAVOR !!! URGENTE!!​

Anexos:

Respostas

respondido por: naamalourenco
1

Resposta:

O quadrinho em questão leva o leitor a fazer uma ligação entre os questionamentos de Calvin e o Existencialismo. Tal ramo de investigação filosófica explora as dúvidas da existência humana, centrando-se no indivíduo, suas experiências, vivências, sua capacidade de por si mesmo, dar sentido à vida. No quadrinho apresentado, vemos a chamada angústia existencial diante da complexidade da existência humana e as inúmeras perguntas que isto gera no indivíduo, causando medo, pavor, desorientação e até ansiedade e perplexidade. O existencialismo, através de seus pensadores, exploram questões relacionadas ao significado e propósito do existir.  

Explicação:

Cabe lembrar que o criador de Calvin e Haroldo inspirou-se em duas figuras proeminentes da teologia e filosofia, respectivamente. Na primeira figura, vemos João Calvino, importante teólogo francês reformador, religioso responsável por aquilo que conhecemos como a base do pensamento reformado, além dos Cinco Pontos do Calvinismo, por meio do acrônimo TULIP. Dele vem o termo Calvinismo, onde entre estes cinco pontos, destaca-se aquele que o autor dos quadrinhos citados utilizou como inspiração: a depravação total, no qual todo homem nasce mau e inclinado à maldade.

Na segunda figura, vemos o filósofo Thomas Hobbes, que cunhou a frase "O homem é o lobo do homem". Hobbes acreditava, assim como Calvino, na maldade como algo inerente ao homem, natural e intrínseca à natureza humana. Hobbes é o nome original do personagem Haroldo.


mariarodrigues190415: Obgada
Perguntas similares