Uma das mais conhecidas manifestações das tendências pedagógicas liberais é a tendência pedagógica liberal tradicional por ter feito parte da realidade educacional brasileira por muito tempo. Na referida tendência, a relação professor-aluno é caracteriza por: uma relação vertical. O professor é a autoridade e o transmissor dos conhecimentos. Os alunos são receptores passivos dos conhecimentos transmitidos, devendo obedecer o professor, sem questioná-lo. uma relação horizontal, pautada na troca de conhecimentos. O professor tem um papel fundamental na mediação entre os alunos e os objetos de conhecimento. uma relação não diretiva, na qual o professor é um expectador das interações entre os alunos, os conteúdos são escolhidos por eles e qualquer intervenção é vista como nociva. uma relação entre professor e alunos horizontal e dialógica. A construção de conhecimentos parte da realidade dos alunos e o processo educativo visa à problematização dessa realidade
Respostas
Resposta:
Uma relação vertical. O professor é a autoridade e o transmissor dos conhecimentos. Os alunos são receptores passivos dos conhecimentos transmitidos, devendo obedecer o professor, sem questioná-lo.
Explicação:
Faveni
Resposta: A.
uma relação vertical. O professor é a autoridade e o transmissor dos conhecimentos. Os alunos são receptores passivos dos conhecimentos transmitidos, devendo obedecer o professor, sem questioná-lo.
Explicação:
Na tendência pedagógica liberal tradicional, a relação professor-aluno é vertical, sendo o professor a autoridade e o transmissor de conhecimento, enquanto os alunos recebem passivamente os conteúdos transmitidos e obedecem. A relação horizontal, pautada na troca de conhecimentos, de modo que o professor tem um papel fundamental na mediação entre os alunos e os objetos de conhecimento, é característica da tendência pedagógica progressista crítica dos conteúdos. A relação não diretiva, na qual o professor é um expectador das interações entre os alunos e qualquer intervenção é vista como nociva, é característica da pedagogia progressista libertária. A relação professor-aluno horizontal e dialógica, na qual os conhecimentos prévios dos alunos são valorizados e problematizados, é característica da pedagogia progressista libertadora. Na pedagogia liberal tecnicista, a relação professor-aluno é pautada por aspectos meramente técnicos.