1-Explique de que maneira as camadas populares foram participativas no processo de emancipação das colônias espanholas e do Haiti.
2-Faça uma breve pesquisa sobre Dutty Boukman. Em seguida, produza uma história em quadrinhos sobre ele. Na sua produção, aborde o impacto das ações dessa figura histórica para a Revolução Haitiana.
3-Por que o processo de independência do Haiti é um acontecimento singular na história da América colonial?
4-Por que a Revolução Haitiana era vista com grande temor pelas elites coloniais da América?
5-Podemos dizer que os criollos que lideraram o processo de independência da maior parte das regiões sob domínio espanhol na América incorporaram em suas práticas políticas as ideias de liberdade e igualdade defendid as pelo Iluminismo? Por quê?
6-Quais foram os principais motivos de divergência entre San Martín e Simón Bolívar no que diz respeito à condução política da América espanhola independente?
pfv me ajudem
Respostas
Para responder as questões precisamos usar conhecimentos sobre a Emancipação das Colônias Espanholas e Revolução do Haiti na matéria de História.
- 1) As camadas populares tiveram uma participação mais secundária no processo de emancipação das colônias espanholas, com exceção da revolução haitiana.
- 2) Para produzir uma história em quadrinhos sobre Dutty Boukman, você precisa conhecer sua história para dar contexto aos quadrinhos.
- 3) Pois foi a única independência liderada por escravos que tomaram o poder das colônias.
- 4) O "haitianismo" foi um medo que pairou sobre as elites das Américas de perderem o poder para as camadas populares assim como aconteceu no Haiti.
- 5) Sim, na maior parte das colônias espanholas as elites (criollos) tiveram o controle das revoluções com seus ideais iluministas.
- 6) Os principais motivos de divergência entre San Martín e Bolívar sobre a condução política foi o modo de governo das colônias após a independência das colônias.
Análise das Questões
1) Camadas Populares na Emancipação das Colônias Espanholas
As camadas populares tiveram uma expressiva participação nas emancipações das colônias espanholas nas partes práticas das revoluções.
Porém, em sua grande maioria, ficaram em segundo plano no que diz respeito ao processo final dela. As camadas populares foram comandadas pela elite criolla, que controlavam as independências.
O processo de revolução nas colônias espanholas em sua maioria fora fragmentada, sem comunicação entre a camada popular e as elites. Não ocorrendo uma união entre esses grupos, como na Revolução Francesa.
2) Dutty Boukman
Dutty Boukman foi um líder religioso que teve um papel muito importante na Revolução Haitiana na convocação e organização dos escravos para aderirem ao processo revolucionário.
Foi responsável pela cerimônia que reuniu os escravizados e profetizou que seriam parte de uma grande revolução que os levaria para a liberdade.
Essa cerimônia ficou conhecida como "Cerimônia de Bois Caïman" e foi onde Dutty Boukman fez o juramento sobre essa profecia. Após uma semana da cerimônia, os escravos e a camada popular haitiana deram início à revolução.
2.a) História em Quadrinho
Faça uma história em quadrinho do modelo "simples", ou seja, apenas quatro quadros. Mostrando a cerimônia de Bois Caïman e Dutty convocando os escravos para lutarem pela liberdade.
3) Revolução Haitiana
O processo de independência haitiana é um acontecimento singular na emancipação das colônias das américas, pois foi a única que teve total liderança de escravos e da camada popular.
O processo revolucionário haitiano, instalou uma república e tinha como sua principal característica um governo de caráter popular e abolicionista.
4) Temor do Haitianismo
O medo das elites das américas sobre o haitianismo era de que ele influenciasse as camadas populares de suas respectivas regiões e levassem ao processo revolucionário.
O principal motivo do medo, é que na revolução haitiana a elite, que como em toda América era escravista, não foi poupada, e todos tiveram o mesmo destino: a morte.
Um medo mais secundário era os ideais abolicionistas do haitianismo que poderia "impregnar" os ideias da revolução burguesa das outras colônias.
5) Criollos no Processo de Emancipação
Sim, podemos dizer que os criollos lideraram os processos de emancipação das colônias espanholas devido ao controle ideológico e por serem os donos dos meios de produção da sociedade da américa espanhola.
O viés ideológico da elite criolla se baseava nas ideias iluministas. Muitos membros dessas elites iam estudar em universidades europeias e voltavam com essas ideias para as colônias.
As ideias iluministas também chegavam as colônias através do intercâmbio comercial, venda de livros, etc.
6) Divergências de San Martín e Bolívar
A principal divergência entre José e Bolívar era na maneira de como seria o governo após a emancipação das colônias espanholas.
Para José San Martín, o ideal seria organizar as colônias em monarquias governadas por príncipes europeus. Para José isso facilitaria o reconhecimento das independências entre as potências, principalmente as europeias.
Entretanto, o Simón Bolívar objetivava a criação de uma grande união, envolvendo todas as colônias independentes. Bolívar propunha uma união política e militar entre esses países latinos e o decreto geral da abolição da escravatura neles.
As vitórias de Simón Bolívar e José San Martín não concretizaram a união da América Latina, porém levou a queda da influência do império espanhol nas colônias.
Saiba mais sobre "Emancipação das Colônias Espanholas" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/32099159
#SPJ1