• Matéria: História
  • Autor: viniciusmoikano10
  • Perguntado 3 anos atrás

A abordagem realizada por Margaret Mead tendo como objeto de pesquisa os grupos de Nova Guiné revelou as especificidades de uma cultura e sustentou a existência de “personalidades culturais”, em um diálogo interdisciplinar com a Psicologia e Psicanálise. Assim, seguindo as indicações da professora Tânia Dauster (1994), nas experiências de pesquisa da Escola Culturalista da Antropologia existia uma tendência investigativa na qual pesquisadores passaram a tomar “[...] as instituições educativas como palco de fenômenos culturais que podem ser examinados, segundo o enfoque antropológico. Acreditando ser este um caminho de acesso aos valores abrangentes da sociedade, dada à transmissão de valores, própria do sistema escolar, examinando os conflitos de cunho cultural que ocorrem na sociedade, ou ainda, investigando os processos de aprendizagem e os efeitos do ensino em contextos pluriculturais”. (BONTE; IZARD, 1991 apud, DAUSTER, 1994) Essa visão influenciou fortemente outra abordagem sobre as relações entre cultura e Educação: a Escola Sociológica Francesa. Considerando este excerto, assinale a alternativa CORRETA:

a.
O conceito de habitus foi desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu com o objetivo de colocar fim à indivisibilidade entre indivíduo/sociedade, que existia na Sociologia Estruturalista.


b.
Para a Escola Sociológica Francesa é dentro de lógicas e estratégias desenvolvidas evolutivamente que se processa a transmissão de conhecimentos e valores para gerações futuras.


c.
Ao pensar o processo educativo, a Escola Sociológica Francesa, especialmente a partir dos trabalhos de Franz Boas, coloca o conceito de cultura no centro de suas análises.


d.
Autor importante da Escola Sociológica Francesa, Pierre Bourdieu demonstrou que no interior de uma dada cultura surge, de forma dinâmica, uma matriz de percepções, juízos e ações que configuram uma “razão pedagógica”.


e.
Relaciona-se à capacidade de uma determinada estrutura social ser imposta aos agentes por meio de dispositivos coercitivos, tais como as escolas.

Respostas

respondido por: oliveiraoliveiras
10

Resposta:

d. Autor importante da Escola Sociológica Francesa, Pierre Bourdieu demonstrou que no interior de uma dada cultura surge, de forma dinâmica, uma matriz de percepções, juízos e ações que configuram uma “razão pedagógica”.

Explicação:


rosanaecarol6699: grata
respondido por: Rafmello
5

Resposta:

Autor importante da Escola Sociológica Francesa, Pierre Bourdieu demonstrou que no interior de uma dada cultura surge, de forma dinâmica, uma matriz de percepções, juízos e ações que configuram uma “razão pedagógica”.

Explicação:

Por intermédio da sua teoria (dele, Pierre Bourdieu).

Perguntas similares