• Matéria: Direito
  • Autor: marialucianasilva636
  • Perguntado 3 anos atrás

Diferente do que se verifica com direito tributário os princípios do Direito financeiro não estão claramente pelo menos em sua maioria enunciados em um determinado dispositivo constitucional daí portanto a dificuldade na localização de um denominador comum e limitador de tais princípios exatamente para que não se corra o risco de apresentar princípios são genéricos que podem ser utilizados em qualquer área do Direito apontou-se pela eleição e análise dos seguintes princípios legalidade Economistas e da transparência publicidade responsabilidade fiscal com base no texto de acordo com princípio da legalidade analise as seguintes afirmativas o princípio da legalidade é colou horário do estado democrático de direito na medida em quilos se eu de verde o estado apenas exige ações dos particulares diante da aprovação via processo democrático representativo de leis em sentido amplo a execução da atividade financeira depende da lei como forma de assegurar a Response

Respostas

respondido por: glorinhalopess0
0

Resposta:

As afirmativas I, III e V estão corretas

Explicação:

faltaram as afirmativas, aqui estão, juntamente com a resposta corrigida pelo AVA

om base no texto e de acordo com o princípio da legalidade, analise as seguintes afirmativas:

I. O princípio da legalidade é corolário do Estado Democrático de Direito, na medida em que enuncia o dever de o Estado apenas exigir ações dos particulares diante da aprovação, via processo democrático e representativo, de leis em sentido amplo.

II. A execução da atividade financeira depende de lei como forma de assegurar a representatividade democrática na alocação de recursos públicos – essa escolha deve ser do Estado, que, a um só tempo, é destinatário dos serviços prestados.

III. As medidas provisórias foram introduzidas no ordenamento jurídico brasileiro pela Constituição de 1988, em seu artigo 62 e recentemente, o Congresso Nacional aprovou outra mudança ao artigo, detalhando ainda mais o prazo para a conversão das medidas provisórias em lei.

IV. A PEC 91/2019 alterou os §§ 3º, 4º, 6º e 9º do artigo 62 da CF/88 e em linhas gerais, o objetivo foi estabelecer prazos específicos para cada fase e aprovação da medida provisória, sempre limitado ao prazo geral de 30 dias.

V. Com as mudanças constitucionais, pretendeu-se assegurar tempo suficiente de debate do conteúdo da medida provisória proposta em ambas as casas legislativas, evitando-se, assim, que todo o prazo de 120 dias fosse consumido por apenas uma delas (no geral, a Câmara dos Deputados), restando à outra apenas a função protocolar de aprovar a MP, sem o devido debate.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Escolha uma:

a.

As afirmativas I, II e II estão corretas.

b.

As afirmativas II, III e V estão corretas.

c.

As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.

d.

As afirmativas I, III e V estão corretas. Correto

e.

As afirmativas II, IV e V estão corretas.

respondido por: thabatafmc
0

Resposta:

As afirmativas I, III e V estão corretas

Explicação:

Perguntas similares