Módulo B - 79872 . 7 - Biologia Molecular - D1.20221.B AV1 - Atividade Contextualizada
Vamos iniciar a atividade contextualizada da disciplina Biologia Molecular. Aqui, você irá desenvolver e apresentar sua opinião no que diz respeito análise de uma situação emergencial e determinar as vantagens do diagnóstico molecular de agentes infecciosos, particularmente vírus.
É de conhecimento que o Brasil e o mundo vem passando por uma crise global causada pela disseminação de um agente infeccioso, o vírus Covid-19, esse patógeno expôs as fragilidades e potencialidades de sistemas de saúde do mundo inteiro, e também do gerencialmente de crises dessas nações diversas. Dentro desse cenário uma coisa parece ser consenso, a capacidade de testagem ou diagnóstico rápido, unido a medidas epidemiológicas, é fundamental para o controle de uma pandemia como essa. Outro consenso é que os diagnósticos moleculares estão na ponta, tanto tecnologicamente quanto referente a eficácia, com maior sensibilidade e rapidez, comparados a qualquer outro teste diagnóstico atual, têm sido os métodos de escolha para a diagnóstico rápido e confiável de vírus como o Covid-19. Em entrevista o infectologista da USP, Evaldo Stanislau fala exatamente sobre isso: “Ausência de testes de coronavírus é derrota para o país, diz infectologista” e complementa “A gente (o Brasil) tem uma rede de laboratórios, de equipamentos para biologia molecular. Precisamos investir, pois falar sobre diagnóstico clínico epidemiológico e não dar direito ao teste é uma situação infeliz”.
Diante do contexto exposto, elabore a atividade contextualizada desenvolvendo os seguintes tópicos:
1. Faça um fluxograma ou um mapa mental evidenciando (destacando) todas as etapas de um diagnóstico molecular para Covid-19;
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
é colhido o material genético do nariz de uma ;O material é colhido com o swab nasal ;O material é enviado para o laboratório onde é feita a extração do material genetico;Reação de polimerização
Explicação:
respondido por:
2
As etapas do diagnóstico molecular (PCR) para Covid-19 são:
- Desnaturação
- Anelamento do primer
- Extensão do primer
Como é feito o diagnóstico molecular para Covid-19?
O PCR, sigla inglesa para "Reação em Cadeia da DNA-Polimerase", é uma reação que multiplica o gene de interesse a ser estudado. As etapas consistem em:
- Desnaturar o DNA à 96º: Separação das fitas de DNA.
- Anelar o primer: o primer se liga aos pedaços de DNA de interesse.
- Estender o primer: A DNA-Polimerase vai replicar o DNA de interesse com os primers acoplados.
Portanto, o diagnóstico molecular de Covid-19 consiste em uma reação em cadeia que multiplica o gene do Coronavírus de forma que seja possível detectar e estudar sua presença.
Como fazer um mapa mental sobre o PCR?
- A ideia central é uma reação em cadeia multiplicando um gene de interesse.
- As etapas ocorrem em temperaturas elevadas, que variam de 96ºC a 50ºC.
- Palavras-chave como "DNA-Polimerase" e "Primer" são importantes.
Aprenda mais sobre biologia molecular em:https://brainly.com.br/tarefa/23968883?referrer=searchResults
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás