Respostas
Resposta:
A ética consiste no estudo dos juízos no conceito relativo à conduta humana, na perspectiva do bem e o mal, faz alusão a um conjunto de normas e princípios que referenciam a conduta adequada do ser humano na sociedade.
A ética guia a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, servindo de código para a conduta individual e social. Enquanto um produto histórico e cultural caracteriza em cada sociedade o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido. A moral é conceituada enquanto conjunto de normas, princípios, costumes e valores que orientam o comportamento do individuo no grupo social no qual pertença. A moral está associada a um contexto histórico, social, político e econômico e procura esclarecer a questão: o que fazer em cada situação concreta?
A bioética é um campo de estudo onde são abordadas questões de dimensões morais e éticas, que relacionam pesquisas, decisões, condutas e procedimentos da área da biologia e da medicina ao direito à vida.
O conceito de bioética é interdisciplinar e contempla áreas como biologia, direito, filosofia, ciências exatas, ciência política, medicina, meio ambiente, etc.
A moral será entendida, nesse contexto, enquanto um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos na sociedade. A moral varia assim historicamente nas diferentes sociedades.
Você vai compreender o relacionamento da convivência do homem em sociedade com a ética e a moral. A Ética deve encontrar subsídios na moral enquanto uma realidade histórico-social e sem tomar partido de um ou outro princípio em particular, tentar explicar a diversidade e as mudanças das práticas morais.
A diversidade de contextos históricos, sociais e culturais conduz a uma pluralidade de morais. Várias morais podem coexistir em simultâneo ou suceder umas na sequência das outras. É nesta pluralidade que o homem, enquanto sujeito moral, se revela na sua essência ativa e criadora.
Explicação: