Analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – v para verdadeiro, ou f para falso. I – o objetivo de vygotsky era destituir a irreconciliável separação entre o ramo da psicologia com características de ciência natural, que explicaria elementos sensoriais e reflexos, e o ramo da psicologia com características de ciência mental que explicaria as propriedades dos processos psicológicos superiores. Como o trabalho de vygotsky se assenta no materialismo histórico-dialético, sua intenção é a de entender a dinâmica psicológica entre a consciência e o comportamento, perceber seu movimento. Ii – os sistemas de signos – que organizam a linguagem, a escrita, os números, as artes etc. – não são criados pela sociedade ao longo da história, assim como os sistemas de instrumentos; logo, não se comportam como mediadores de intervenção na realidade. Iii – para vygotsky, há uma diferença fundamental entre os sistemas de signos e os sistemas de instrumentos; no primeiro, a ação se dirige às instâncias psicológicas dos indivíduos, afetando, assim, o seu comportamento; já no segundo caso, a ação se destina à transformação do objeto no qual o instrumento, por meio da ação humana, age
Respostas
Resposta:
Resposta correta é: V,F,V
Explicação:
Resposta:
V; F; V
Explicação:
Outro ponto de ênfase inicial para a perspectiva epistemológica de Vygotsky é que seu pensamento não destaca comportamento e consciência. Segundo Jobim e Souza (1994), o objetivo de Vygotsky era destituir a irreconciliável separação entre o ramo da Psicologia com características de ciência natural, que explicaria elementos sensoriais e reflexos, e o ramo da Psicologia com características de ciência mental, que explicaria as propriedades dos processos psicológicos superiores. Como o trabalho de Vygotsky se assenta no materialismo histórico- dialético, sua intenção é a de entender a dinâmica psicológica entre a consciência e o comportamento, perceber seu movimento.
Um elemento importante desse processo dialético material e histórico que Vygotsky se empenhará em estudar é a organização dos sistemas de signos. Vygotsky recupera algumas noções de Friedrich Engels sobre trabalho humano e instrumentos, noções que atestam para o fato de que a humanidade utiliza instrumentos para o trabalho, e que este transforma a natureza e a própria humanidade que investe seu tempo na ação de trabalhar. Há, portanto, uma mediação - VYGOSTKY apud JOBIM; SOUZA, 1994, p. 124
“O ponto central do método materialista-histórico e materialista-dialético é que todos os fenômenos devem ser estudados como processos em movimento e mudança. A tarefa do pesquisador é reconstruir a origem e o curso do desenvolvimento do comportamento e da consciência. Todo fenômeno tem sua história e essa história é caracterizada por mudanças qualitativas e quantitativas.” realizada por meio de instrumentos na relação entre a humanidade e o ambiente no qual ela está inserida.
Os sistemas de signos – que organizam a linguagem, a escrita, os números, as artes etc. – são criados pela sociedade ao longo da história e, assim como os sistemas de instrumentos, também são mediadores de intervenção na realidade e operam o desenvolvimento cultural das sociedades que constroem esses sistemas. Contudo, para Vygotsky, há uma diferença fundamental entre os sistemas de signos e os sistemas de instrumentos; no primeiro, a ação se dirige às instâncias psicológicas dos indivíduos, afetando, assim, o seu comportamento; já no segundo caso, a ação se destina à transformação do objeto no qual o instrumento, por meio da ação humana, age.
Dentro desse sistema de signos que a sociedade produz ao longo de sua história, e que, portanto, está em movimento constante, Vygotsky se concentra nos estudos da linguagem e em suas consequências para o desenvolvimento das chamadas estruturas psicológicas superiores (consciência) da criança. A visão de Vygotsky sobre o materialismo histórico-dialético é sofisticada, e, diga-se de passagem, é uma boa legatária de Karl Marx nesse sentido. Para o autor russo, as experiências sócio-históricas não estão sedimentadas somente nas criações materiais, essas experiências também se sedimentam nas formas verbais que transmitem conteúdos e, portanto, viabilizam a comunicação entre seres humanos.
Nesse sentido, Vygotsky acredita que há uma interiorização de conteúdos determinados pelas transformações históricas e pelas organizações culturais, e que a linguagem é um meio de manifestação desses conteúdos. Sendo assim, para Vygotsky, há uma semelhança entre a natureza social e a psicológica dos indivíduos, não sendo possível analisá-las em separado.