Leia a transcrição do diálogo ocorrido entre dois personagens da telenovela “Nos Tempos do Imperador”: o Duque de Saxe-Coburgo-Gota, marido da Princesa Leopoldina, e Dom Pedro II:
Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota: E Solano López? O que diz o Marquês [de Caxias]?
Dom Pedro II: O miserável continua foragido... Vagando pelo país. O problema é que mesmo que consigam localizá-lo, ele será protegido.
Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota: Protegido? Como assim?
Dom Pedro II: Ele está acompanhado de um grupo de mulheres e crianças, Augusto. Você acredita nisso? Ele está usando essas pobres criaturas como escudo humano.
Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota: É inacreditável tamanha covardia. Isso... isso pode virar uma guerrilha.
Dom Pedro II: Eu escrevi a Caxias pedindo máximo empenho.
Luís Augusto de Saxe-Coburgo-Gota: Ótimo.
A partir da leitura do documento e de seus conhecimentos, escolha uma alternativa.
Alternativas
(A) A narrativa constrói uma imagem ponderada e positiva de D. Pedro II em oposição à imagem de tirania e desumanidade de Solano López, produzindo dois modelos de estadistas na América do Sul do século XIX.
(B) O diálogo se refere ao contexto de um dos maiores enfrentamentos bélicos do Cone-Sul, no qual Brasil, Argentina e Uruguai enfrentaram o Paraguai, que emergia como potência regional.
(C) O resgate da figura de Dom Pedro II como um líder político estratégico e equilibrado, assim como a valorização do legado da monarquia são inéditos, já que a historiografia republicana descreditou a memória sobre o imperador.
(D) A preocupação na fala do imperador contrasta com fontes históricas que demonstram, do lado brasileiro, o alistamento compulsório de pessoas vulneráveis e a compra de escravizados para serem enviados à Guerra.
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
Observando a relação da compra de escravizados com a Guerra do Paraguai.
A alternativa correta sobre a fala de posicionamento de D. Pedro II é a letra (A), já que a telenovela constrói uma imagem do imperador mais pacífica e de contraste com o Solano López.
Quem foi D. Pedro II?
D. Pedro II, filho de D. Pedro I, foi o último imperador do Brasil, onde governou por 58 anos até a proclamação da república no país. É conhecido por ter sido treinado desde os 5 anos a ser o imperador do Brasil, e com o uso do Golpe da maioridade, se tornou o imperador mais novo da Nação com apenas 14 anos.
Como foi o governo de D. Pedro II?
O governo de D. Pedro II foi um período de muitas modificações e acontecimentos marcantes como, a Guerra do Paraguai, a Abolição da Escravatura e a proibição do tráfico negreiro. Entretanto, em 1889, com a Proclamação da República, terminava o império de D. Pedro II.
Para mais informações sobre D. Pedro II, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/11244628
Bons estudos.
#SPJ2