• Matéria: Informática
  • Autor: wanessaandrade2005
  • Perguntado 3 anos atrás

A evolução das telas pontos mais importantes

Respostas

respondido por: thallysog
1

1925-1928: John Logie Baird desenvolve um sistema de TV analógico. Baird fez algumas domonstrações da capacidade do aparelho, como a transmissão de imagens de rostos, objetos e e cores em movimento.

1952: O Cinerama é apresentado ao público em alguns cinemas dos EUA e do mundo. Com linhas curvas — ao contrário das já conhecidas telas de cinema e TV — , a tecnologia baseava-se em pesquisas científicas sobre a visão humana.

1961-1962: Os engenheiros americano Robert Biard e Gary Pittman patentearam um tipo de luz infravermelha que o chamaram de LED (light-emitting diode). Até aquele momento, a luz era invisível ao olho humano. No ano seguinte, Nick Holonyack inventa a primeira luz LED visível e se torna “o pai do LED.

1964: Invenção do LCD (display de cristal líquido) e do plasma. O LCD torna possível a televisão de tela plana.

1965: E.A. Johnson desenvolve a primeira tela touch do mundo. Inicialmente, a tecnologia é usada em instrumentos de controle de tráfego aéreo. Só por volta de 1995 o touchscreen passa a ser usado em caixas eletrônicos e quiosques de venda de ingressos.

1967: O início da IMAX ocorre quando cineastas canadenses se reúnem em Montreal para criar uma instalação multitela cinematográfica, sincronizando o funcionamento de nove projetores de filmes.

1960-1970: A Japan Broadcasting Corporation (NHK) começa a experimentar com a televisão de alta definição por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964. Em 1974, a Panasonic projeta um protótipo de TV que pode exibir 1125 linhas de pixels (cerca de 2,5 vezes maior do que a definição padrão da época).

1987: Pesquisadores da Eastman Kodak inventam a tecnologia OLED (diodo orgânico emissor de luz). Os químicos Ching Tang e Steven W. Van Slyke são quem lideram a equipe.

TVs de tubo de imagem, embora ocupem um espaço enorme, são o padrão até cerca de 2005, quando eles são substituídos por tecnologias mais leves e mais finas, como o Processamento Digital de Luz (DLP), Liquid Crystal on Silicon (LCoS), Plasma e LCD.

Perguntas similares