O 5S é uma metodologia criada no Japão no início dos anos 1960, com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho das fábricas, que eram muito sujas e desorganizadas, além de identificar e eliminar os desperdícios, diminuir o número de acidentes e melhorar a produtividade. A implantação do 5S é a base para o desenvolvimento da Gestão da Qualidade Total, pois pretende-se mudar a forma gerencial, é necessário antes de tudo organizar o próprio local de trabalho. O 5S é importante tanto para as empresas como para as residências e as comunidades. Sobre o método 5S, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O programa 5S faz menção a cinco palavras japonesas, que são: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. ( ) O 5S teve origem no Japão, na década de 1950, após a II Guerra Mundial, como um programa de qualidade total. ( ) O Housekeeping pode ser traduzido como limpeza da casa e, uma forma de implantá-lo se dá através do programa 5S. ( ) Embora o 5S não gere certificação para a empresa, ele contribui muito para a melhoria da produtividade, pois nem sempre os objetos que guardamos são úteis para o desempenho de nossas funções. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Resposta:
todas são verdadeiras
Explicação:
gabarito
( V ) Para que o programa tenha sucesso, é importante que a empresa demonstre para seus colaboradores e clientes que está preocupada com a obtenção de um ambiente de trabalho digno.
( F ) Os órgãos fiscalizadores e os auditores externos que demonstram a preocupação com o meio ambiente, saúde e segurança dos colaboradores não fazem parte do escopo dos 5S.
( F ) O programa 5S não deve em nenhuma hipótese promover a competição interna ou externa, mesmo que considerada sadia. Para tanto, a geração de indicadores deve ser abolida.
( V ) A implantação e a manutenção do 5S demonstra para a sociedade e para os acionistas a preocupação da empresa com a melhor utilização dos recursos, evitando desperdícios tanto de recursos materiais como de recursos humanos