A história do aconselhamento psicológico é orientada por alguns marcos históricos que promoveram mudanças significativas no processo de aconselhamento.
Sobre a história do aconselhamento psicológico, marque a alternativa correta.
A.
O aconselhamento psicológico teve início em 1861, logo após o início da Guerra de Secessão. Naquele período, havia uma necessidade muito grande de uma escuta psicológica para aquelas pessoas que haviam tido lares e famílias destruídas.
B.
No Brasil, o aconselhamento psicológico teve início somente após a profissão ser regulamentada no país em 1962. Seu início se deu a partir da prática de orientação profissional.
C.
Tal prática se dá, desde seu início, da forma como é hoje. É uma técnica psicológica que não sofreu modificações ao longo da história.
D.
O aconselhamento psicológico, como prática sistemática de psicólogos, esteve ligado, em sua origem, à formulação de indicações, sugestões, orientação e mesmo a conselhos baseados em avaliações psicométricas.
E.
A delimitação de um certo número de sessões ou de determinado prazo para o atendimento é percebida como uma necessidade do aconselhamento psicológico centrado na demanda principal trazida pelo cliente
Respostas
Resposta:
Alternativa B.
Explicação: Em 1962 o curso de graduaçao em psicologia foi regulamentado pelo Conselho Federal de Educação, A partir de então, começaram a ser estruturados os serviços de aconselhamento psicológico.
Resposta:
D. O aconselhamento psicológico, como prática sistemática de psicólogos, esteve ligado, em sua origem, à formulação de indicações, sugestões, orientação e mesmo a conselhos baseados em avaliações psicométricas.
Explicação:
O aconselhamento psicológico surgiu a partir da Revolução Industrial com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão que mais se encaixava no seu perfil. Para tanto, eram realizadas o que se chama hoje de orientação vocacional/profissional e as avaliações psicométricas. No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o aconselhamento ganhou uma nova perspectiva, voltando-se para escuta e acolhimento psicológico, e, com os estudos de Carl Rogers, a prática foi cada vez mais aprimorada para chegar à forma que encontramos na atualidade. No Brasil, a prática do aconselhamento teve início antes mesmo de a profissão ser regulamentada, por meio da orientação profissional. E, somente após a regulamentação da profissão, iniciou-se o processo de aconselhamento psicológico nas clínicas-escolas. Da forma como o aconselhamento está construído hoje, a delimitação de sessões é a consequência dos objetivos desse tipo de atendimento, visto que é preciso centrá-lo na resolução de problemas pontuais. Por isso, usa-se um número menor de sessões.