Respostas
Resposta:
As primeiras grandes navegações contam a história sobre o período em que o novo mundo foi descoberto por países europeus. Durante os séculos XV e XVI, Portugal era a maior potência do mundo e começou as expedições ao longo do globo terrestre, pois precisava aumentar suas rotas comerciais a fim de alavancar a economia do país e conquistar mais terras.
Outros países da Europa como Espanha e Inglaterra também começaram a investir em transportes náuticos para investigar territórios novos, isso ocorreu logo após se firmarem politicamente e acompanharem o sucesso dos portugueses.
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.
Com o tempo, o interesse foi ampliado para a conquista de territórios até então não explorados e para a unificação das nações como países sem complicações internas.
As jornadas marítimas a que os navegantes se submetiam eram perigosas e desconfortáveis, mas os incentivos da época era fortes e importantes, politicamente e economicamente.
As primeiras grandes navegações auxiliaram os europeus a explorarem as Américas. (Foto: Wikipedia)
A era que abrange as primeiras grandes navegações
Portugal é considerada a primeira potência do mundo, pelo investimento em tecnologia marítima e pelo domínio das rotas náuticas no início da Idade Moderna. As buscas por rotas, comércio e produtos novos designaram o início do processo de globalização que o mundo passa até hoje.
Explicação:
1404 - As Ilhas Canárias foram requisitadas pela Espanha.
1415 - Portugal conquistou Ceuta na época do reinado de Dom João I, dando início à sua expansão marítima. A cidade era centro de comércio importante.
1420 - Dom Henrique, importante infante da época, foi nomeado como dirigente da Ordem de Cristo.
1421 – Os portugueses deram início à exploração da região da costa do ocidente da África sob o comando de Dom Henrique.
1455 - Na Alemanha, Gutenberg iniciou as primeiras impressões da Bíblia. Uma grande mudança de desenvolvimento começou na disseminação do conhecimento.
1456 - Primeiros relatos sobre a descoberta das ilhas de Cabo Verde foram apresentados.
1479 - O Tratado de Alcáçovas foi assinado por Portugal e Espanha, tratado este que consistia na desistência de Portugal sobre a coroa da Castela e que assegurava conquistas portuguesas em outra região, o sul das Ilhas Canárias. Foi o primeiro acordo de divisão do mundo entre as duas potências dominantes: Espanha e Portugal.
1488 - Bartolomeu Dias contornou o Cabo das Tormentas, comprovando a possibilidade de chegar nas Índias via mar. Portugal se consolidava nos mares do Atlântico Sul e Oceano Índico.
1497 – O português Vasco da Gama foi ao Cabo da Boa Esperança e chegou às Índias, um ano após. Essa rota significou enorme prosperidade para o reino de Portugal.
mérica do Sul.
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em junho de 1494 por Portugal (na época um reino) e Coroa da Castela (antiga monarquia ibérica) a fim de dividir as terras descobertas por essas nações no século XV.