4. Na década de 1980,0 caramujo-gigante-africano (Achatina fulica) foi trazido ao Brasil ilegal- tas. Por não apresentar predadores naturais em nosso país, o caramujo-gigante-africano se mente 05 3. para ser comercializado como alimento. Como a criação desses animais foi proibida, proprietários dos criadouros os soltaram no ambiente, sem adotar as providências corres espalhou rapidamente pelo território brasileiro e provocou diversos problemas. Desde então órgãos do meio ambiente têm destinado esforços para controlar a população desses cara- 05 mujos africanos. Com base no texto, faça uma pesquisa e identifique os principais problemas causados pela intro- dução desta espécie exótica no Brasil.
Respostas
Resposta:
A introdução dessa espécie trás três problemas:
(1) ameaça de extinção para as espécies de caramujos nativas,
(2) criadouros para mosquitos do gênero Aedes sp.
(3) hospedeiro intermediário de parasitos humanos e de animais domésticos.
Ciclo Biológico e Transmissão
Para evitar que as conchas de caramujos africanos sirvam de criadouros para o mosquito vetor das viroses dengue, febre amarela, febre Chikungunya e a febre Zika, as conchas devem ser quebradas e enterradas. As demais parasitoses são evitadas lavando bem as frutas, verduras e legumes, principalmente aqueles ingeridos crus, e, jamais consumir a carne do caramujo africano. A eliminação de qualquer tipo de objeto que possa ser utilizado para abrigo de ratos, bem como manter bem protegido todos os itens utilizados como alimentos pelos ratos.
Os caramujos africanos causaram os seguintes problemas ecológicos no Brasil:
- Se tornaram vetores de doenças parasitárias
- Se tornaram pragas de plantações
- Competiram com caramujos nativos e com outros animais
- Gerou desequilíbrio ecológico
- Se tornou predador de animais menores e aproximou eles da extinção.
Espécies exóticas
São todas aquelas que são trazidas de um local para o outro, nesse local novo não existem predadores e os demais organismos não estão adaptados a vida dessa nova espécie, causando diversos problemas.
Venha estudar mais sobre espécies exóticas
https://brainly.com.br/tarefa/48022621
#SPJ5