5.
O Índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) possibilita que os sistemas de ensino verifiquem a proficiência e o fluxo dos estudantes no sistema de ensino. Além desses importantes indicadores, há outras informações que os sistemas de ensino podem obter por meio do Relatório do IDEB, ampliando, assim, a possibilidade de direcionamento de políticas públicas que promovam o desenvolvimento da educação. Que informações relevantes podem ser obtidas e utilizadas pelos sistemas de ensino?
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
E.
O IDEB, composto pela média da proficiência do fluxo, possibilita a compreensão de que há outros fatores que interferem nos índices da educação, a saber: a complexidade da gestão da escola; o índice de vulnerabilidade social e juvenil; a formação do docente; e o esforço do docente no exercício da profissão.
O IDEB possibilita que os sistemas de ensino identifiquem outros fatores que interferem nos índices da educação, ou seja, na aprendizagem dos estudantes. São eles: os dados sobre complexidade da gestão da escola, como a quantidade de turnos, segmentos, espaço físico, local em que está inserida e características da gestão, que são fatores que podem ser identificados e estudados pelos sistemas de ensino, visando a identificar qual a influência no resultado do índice. A formação básica do docente é fator relevante, abrangendo se sua qualificação mínima é licenciatura, se leciona na disciplina ou área de formação, se realizou cursos complementares e especializações, pois quanto mais bem qualificado é o docente, a tendência é a de que a qualidade da educação também melhore. O esforço docente no exercício da profissão é muito relevante para os sistemas de ensino, pois a quantidade de aulas ministradas por dia e o deslocamento entre escolas podem ser fatores que interferem no desenvolvimento profissional do professor, afetando, assim, a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, o resultado das avaliações externas e a análise de outros fatores que interferem na aprendizagem dos estudantes são essenciais para a definição de proposição de investimentos e políticas públicas adequadas e necessárias para a melhoria dos resultados educacionais.
Resposta: O IDEB, composto pela média da proficiência do fluxo, possibilita a compreensão de que há outros fatores que interferem nos índices da educação, a saber: a complexidade da gestão da escola; o índice de vulnerabilidade social e juvenil; a formação do docente; e o esforço do docente no exercício da profissão.
Explicação: O IDEB possibilita que os sistemas de ensino identifiquem outros fatores que interferem nos índices da educação, ou seja, na aprendizagem dos estudantes. São eles: os dados sobre complexidade da gestão da escola, como a quantidade de turnos, segmentos, espaço físico, local em que está inserida e características da gestão, que são fatores que podem ser identificados e estudados pelos sistemas de ensino, visando a identificar qual a influência no resultado do índice. A formação básica do docente é fator relevante, abrangendo se sua qualificação mínima é licenciatura, se leciona na disciplina ou área de formação, se realizou cursos complementares e especializações, pois quanto mais bem qualificado é o docente, a tendência é a de que a qualidade da educação também melhore. O esforço docente no exercício da profissão é muito relevante para os sistemas de ensino, pois a quantidade de aulas ministradas por dia e o deslocamento entre escolas podem ser fatores que interferem no desenvolvimento profissional do professor, afetando, assim, a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, o resultado das avaliações externas e a análise de outros fatores que interferem na aprendizagem dos estudantes são essenciais para a definição de proposição de investimentos e políticas públicas adequadas e necessárias para a melhoria dos resultados educacionais.