Disserte sobre as competências exigidas pelo mundo do trabalho aos jovens e adultos e suas relações com a educação escolar
Respostas
O mundo do trabalho exige dos jovens e adultos competências relacionadas à competitividade, agilidade e facilidade de aprendizado, sendo que o primeiro aspecto nem sempre é abordado pela educação escolar como deveria, já que muitas escolas enfocam no preceito de cooperação.
Educação escolar e mundo do trabalho
A escola, teoricamente, deveria preparar os indivíduos para sua atuação profissional, contudo, não é o que ocorre, pois, muitos recém-formados afirmam que sua preparação ocorre tão somente no ambiente trabalhista, onde aprendem na prática a executar suas funções.
Isso ocorre porque muitas escolas se preocupam mais com a disseminação dos conteúdos acadêmicos e demonstram em menor grau o funcionamento do mercado de trabalho.
Aprenda mais sobre o mundo do trabalho: brainly.com.br/tarefa/21095460
#SPJ1
Resposta:
A relação entre mundo do trabalho, globalização e educação no Brasil pode ser definida a partir da perspectiva de inserção do estudante no mercado de trabalho.
Para isso, é preciso compreender de que forma a globalização afetou o mundo do trabalho, com consequências no espaço escolar.
Globalização, trabalho e escola
A globalização pode ser definida como o processo de maior contato entre os povos, possibilitado pelos avanços tecnológicos. Ele abrange aspectos culturais, mas sobretudo econômicos, como a financeirização.
Outro aspecto econômico da globalização é a flexibilização das relações de trabalho, pelo enfraquecimento dos Estados e dos direitos trabalhistas.
Nesse sentido, essa nova configuração do trabalho adentra o mundo escolar, influenciando a formação de currículos, pensando primeiramente em formar mão de obra para o mercado, sem uma preocupação com a formação crítica e intelectual do estudante.
Explicação: