Com a evolução das mídias, evoluem também as formas de comunicação entre as pessoas e grandes e pequenas marcas, por meio das estratégias de marketing e propaganda. Com isso, estudos foram feitos buscando identificar o efeito da propaganda na subjetividade humana. A partir dessa preocupação, em 2008, o Conselho Federal de Psicologia lançou a cartilha “Contribuição da Psicologia para o fim da publicidade dirigida à criança”, observando o impacto das propagandas no desenvolvimento infantil.
A partir do que foi lido no trecho apresentado e dos estudos sobre as relações entre a propaganda e a subjetividade humana, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia pode contribuir com a formação de opinião e, levando em consideração o panorama infantil, a possibilidade de um olhar crítico da criança acerca do conteúdo propagandístico é reduzida.
II. A exposição à propaganda gera pouco impacto ao desenvolvimento infantil, pois não há relação entre conteúdos expressos na mídia e os hábitos e emoções experienciados pelos sujeitos.
III. A inserção dos conteúdos midiáticos no dia a dia da criança faz com que ela entenda a propaganda como parte integrante da sua vida, naturalizando suas informações e facilitando seu poder de influência.
IV. A influência negativa da propaganda no desenvolvimento infantil demonstra que o atendimento psicológico a crianças realizado de modo virtual pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, II, III e IV.
b.
I, II e III.
c.
II, III e IV.
d.
I, apenas.
e.
I e III.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
I E III
Explicação:
A mídia pode gerar maior influência em crianças porque seu poder de questionar as informações obtidas ainda está pouco desenvolvido. A criança tende, portanto, a naturalizar as informações prestadas pelos veículos midiáticos com menor criticidade.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás