Elabore um parágrafo com dois motivos que podem estar gerando essa dúvida em Roberto e outro em que você descreve caminhos possíveis para que ele busque a felicidade conforme a sua subjetividade.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
No caso de Roberto, ficam claras algumas questões discutidas ao longo desta Unidade de Aprendizagem, mas de modo aplicado. Em primeiro lugar, percebe-se a noção idealizada de felicidade, a partir da qual a sociedade concebe o que é ser feliz. A felicidade não é um estado pronto a ser alcançado — é um caminho a ser buscado individualmente. Embora as pessoas ao redor de Roberto possam considerá-lo como um modelo de felicidade, por possuir uma profissão ou ter bens de consumo, pode-se questionar, por exemplo, sobre os outros âmbitos da vida de Roberto, como os lados afetivo e social, que podem não ter sido observados pelas pessoas que o cercam.
Aparentemente, Roberto não consegue identificar o que de fato é ser feliz; isso se dá porque cada pessoa deve trilhar seu próprio caminho em busca da felicidade. Dessa forma, o que Roberto sente é, antes, algo positivo, pois a felicidade não pode ser alcançada com base no que os outros acreditam. Assim, pode-se dizer que Roberto já deu um primeiro passo, que seria questionar a felicidade imposta pela sociedade. Em um segundo momento, é preciso que ele pratique o autoconhecimento e a reflexividade, buscando alinhar os diferentes âmbitos de sua vida, profissional e pessoal. Esses seriam caminhos possíveis de serem trilhados em busca de uma felicidade plena.
Explicação: