Dos autores clássicos conhecidos como “contratualistas”, existe aquele que acredita que “o ser humano é invejoso, agressivo, egoísta e faz guerra pra preservar sua existência”, isto é “o homem é o lobo do homem”, logo o Estado surge com o objetivo de:
A)Preservar o poder dos nobres, que se apropriam do Estado
B)Preservar a propriedade privada e a liberdade civil
C)Preservar a liberdade civil
D)Preservar a propriedade privada
E)Preservar a vida e a guerra de todos contra todos
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Para Hobbes, os homens precisavam de um Estado forte, pois a ausência de um poder superior resultava na guerra. O ser humano, que é egoísta, se submetia a um poder maior, somente para que pudesse viver em paz e também ter condição de prosperar.
Seria necessário, então, abrir mão da liberdade civil em prol da preservação da propriedade privada.
Estas frases destacadas pertencem ao autor Thomas Hobbes. Ele acreditava que a existência de um Estado teria como maior objetivo preservar a vida e um possível guerra de todos contra todos (Alternativa E).
As ideias de Thomas Hobbes
Thomas Hobbes era um filósofo que teve como principal obra o livro Leviatã. Nesta obra ela dá sua opinião acerca da natureza humana e também sobre a necessidade de se ter um governo.
Para Hobbes, se queremos ter paz em sociedade, devemos abrir mão de nossa liberdade. Ou seja, de acordo com esse pensamento, necessitamos de um governo nos controlando para que não entremos em guerra com nós mesmos.
Este controle seria necessário para que possamos ter o que ele chamou de 'convívio social', ou seja, a vivência entre as pessoas está ligada ao controle de um governo.
Para saber mais sobre Thomas Hobbes, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/48898755
#SPJ2