Um Engenheiro Mecânico é o profissional responsável pelo controle de qualidade de peças metálicas. Essas peças são produzidas em um torno mecânico, que opera com velocidade de rotação de 200 a 300 rpm.
O principal cliente de uma empresa vem reclamando de problemas de alta rugosidade nas peças. Dessa forma, a equipe de produção planejou testar dois novos tipos de ferramentas de corte, A e B, e em cada uma dessas ferramentas verificar se um tratamento químico superficial das peças também poderia ajudar a diminuir a rugosidade superficial, medida em micrometros (μm) . A equipe realizou alguns ensaios em que o tratamento químico foi codificado como S (sim, com tratamento) e N (não, sem tratamento). Ao final, ajustou uma árvore de decisão aos dados, exibida na figura a seguir:
Com esse resultado, o Engenheiro Mecânico conseguiu chegar à conclusão de que precisava: qual a melhor combinação entre a velocidade do torno, a ferramenta a utilizar, e se o tratamento químico ajudava a reduzir a rugosidade superficial da peça.
Anexos:
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
1) Ferramenta de corte (qualitativa), velocidade de rotação – RPM (quantitativa), rugosidade da peça (qualitativa), tratamento químico (qualitativa).
2) Variável de reposta: rugosidade da peça. Variável de entrada: tipo de ferramenta, velocidade de rotação (Rpm) e tratamento químico.
3) Tipo de ferramenta
4) Velocidade de rotação – RPM
5) Não levou em consideração o efeito do tratamento químico
6) Estão nos terminais da árvore
7) Rugosidade para Ferramenta A, RPM< 260 = 21,99 Rugosidade para Ferramenta B, RPM> 240 = 38,72
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás