Proteínas ou peptídeos, são formadas por conjuntos de aminoácidos e apresentam diversas funções nos seres vivos. São as moléculas orgânicas mais abundantes, sendo encontradas em todos os tipos de células e nos vírus. Cerca de 70% do peso seco do corpo humano por exemplo, é proteína. Portanto, essas moléculas têm muitas funções diferentes no corpo. Sabendo disso, marque a alternativa que NÃO CONTEM apenas estruturas que são proteínas ou têm proteínas em sua formação.
Grupo de escolhas da pergunta
- anticorpos / albumina / insulina;
- insulina / anticorpos / actina / miosina;
- lipase / pepsina / tripsina / caseína / colágeno
- membrana plasmática / colágeno / queratina;
– hemoglobina / colesterol / sais biliares / colágeno.
Respostas
Resposta:
- lipase / pepsina / tripsina / caseína / colágeno
Explicação:
A lipase é um tipo de enzima que ocorre naturalmente no sistema digestório e é responsável por realizar a quebra dos lipídios presentes nos alimentos. O arranjo de moléculas que forma as proteínas está presente abundantemente em todas as células e são consideradas componentes estruturais.
A pepsina é uma enzima digestiva produzida pelas paredes do estômago e secretada pelo suco gástrico, sua função é desdobrar as proteínas em peptídeos mais simples. Ela só reage em meio ácido, por isso o estômago também produz ácido clorídrico (HCl).
A tripsina é um tipo de enzima que age nas proteínas que se encontram no quimo (massa de aspecto branco leitoso que corresponde ao bolo alimentar depois de no estômago se juntar com ácido clorídrico (HCl), que dilacera as fibras musculares.
A caseína é a proteína de maior concentração no leite, correspondendo a cerca de 80% do total do nutriente da bebida. O suplemento é produzido por meio de um processo de filtragem do alimento e muitas vezes comercializado na forma de caseína micellar.
O colágeno é uma proteína fibrosa, estrutural e de origem animal, encontrada na matriz extracelular formando fibras resistentes. O colágeno é uma das proteínas mais abundantes do reino animal, estando presente, principalmente, nos tecidos conjuntivo e ósseo.