Respostas
Resposta:
Além de de eu de ter uma experiência em discursar, busquei algumas dicas no Google para complementar minha resposta e te ajudar.
1. Prepare-se para falar...
Assim como um atleta, um orador precisa de treinamento e preparação para ter segurança e confiança. Dessa forma, além de se capacitar, é necessário dominar o conteúdo que será abordado.
2. Respire corretamente e use bem as pausas...
Respirar bem durante a fala é fundamental para um orador. Já que, pessoas que se apresentam em público de maneira ofegante, engolindo palavras por conta da respiração, causam desconforto na plateia e atrapalham a compreensão do conteúdo.
3. Mantenha a postura corporal e cuide dos movimentos involuntários...
Assim como a respiração deve ser natural, a postura em frente à plateia precisa transparecer a mesma espontaneidade. Nesse caso, fazer alongamento dias antes da apresentação e treine seu discurso para não haver imprevistos.
4. Aposte no objetivo do seu discurso...
Tudo está ligado ao tempo. Falas muito longas e cheias de rodeios incomodam e fazem a plateia perder o interesse. Portanto, evite enrolação e vá direto ao ponto, sem ser brusco ou indelicado.
5. Utilize ferramentas visuais como recurso, mas não se prenda a elas...
A tecnologia oferece diversas ferramentas que ajudam a tornar uma apresentação mais atraente. Um exemplo é o Power Point, capaz de ilustrar as falas e dar mais clareza ao que está sendo apresentado.
6. Use recursos de narrativa como Storytelling...
Storytelling é uma técnica narrativa que usa histórias para vender ideias e serviços ou para compartilhar conhecimento. Esse recurso aproxima pessoas, empresas e conceitos. Um bom orador precisa envolver a plateia quase como por encantamento. Por isso, contar uma história com narrativa emocionante ou real agrada muito.
7. Promova a interação com o público...
Um dos maiores erros da oratória é acreditar que ninguém se interessa pelo que o orador está falando. Esse pensamento equivocado limita a interatividade de quem fala, com quem ouve.
8. Procure inspiração em grandes oradores e avalie cada performance...
Mais uma vez, a tecnologia pode e deve ser usada como aliada da boa oratória. Que tal buscar na internet exemplos de grandes oradores? Pesquise palestrantes renomados, observe a postura, tom de voz, movimentos, pausas, ferramentas utilizadas, técnicas de narrativa e todas as outras dicas acima.
Se você desenvolver todas essas 8 dicas com cuidado e atenção, tenho certeza de que seu oratório será incrível.