Texto 1
Tabocal está no mapa. Nesse mapa da memória, que a gente capta pelas retinas e guarda nos cafundós da relembrança. É uma cidade pequena, crescida em torno da Igreja de São Sebastião. Dizem que, em tempos idos, por ali passavam comboieiros que tinham, no aprazível lugar, um momento de repouso para si e para todas as alimárias. Daí surgiu uma pequena venda e algumas casas. O impulso ao crescimento do casario surgiu exatamente com uma calamidade.
Era a grande seca dos três sete, quando uma moléstia quase acabava com a população. Foi aí que se criou a capela em homenagem a São Sebastião, com o intuito de proteger a população contra fome, peste e guerra. Nunca mais houve peste por ali. Fome também não houve mais, como naquela grande seca. Quanto à guerra, essa passou por longe.
Apenas em uma oportunidade, Lampião ameaçou invadir a cidade. As mulheres e as crianças foram retiradas de suas casas e escondidas num barracão ao pé da serra, protegido por fundas grotas.
Na cidade, ficaram só os homens armados até os dentes, prontos para destruir o facínora. Só que Lampião, descobrindo a armadilha, deslocou-se para o pé da serra [...]. Topou com um bando de meninos armados de baladeiras, fundas e badoques e mulheres enraivecidas que rolavam pedras enormes ladeira abaixo. Para não morrer e não perder seu bando, Lampião fugiu tão depressa que perdeu uma égua selada, com os alforjes carregados de ouro e prata.
O tesouro foi utilizado para a ampliação da capela do santo e para comprar o melhor sino da região. [...]
Texto 2
imagem
..
Responda às questões a seguir a respeito da narrativa lida no Texto 1.
1.a) O narrador de uma história é quem a conta. Que evidências essa narrativa apresenta a respeito de seu narrador? Ele participa dela? Explique.
1.b) No início do terceiro parágrafo: "Apenas em uma oportunidade, Lampião ameaçou invadir a cidade", quem é a personagem? Qual é seu papel na narrativa?
1.c) Como se pode perceber a passagem do tempo na história? O tempo é precisamente marcado?
2- Tabocal é uma cidade do sertão. Transcreva do texto passagens que a caracterizem como sertaneja.
3- No início do texto, o narrador diz "Tabocal está no mapa". O que a expressão "está no mapa" significa nesse contexto?
4- Como os elementos da cultura sertaneja são retratados no Texto 2?
5- Que elementos são comuns aos textos 1 e 2?
Respostas
A) As evidências que o narrador participa desta história não existem. Isso acontece porque o narrador apresentado neste texto 1 é do tipo observador, que apenas relata para os leitores sobre elementos que já passaram.
B) O personagem é o Lampião, uma figura famosa do cangaço nordestino, atuando no sertão brasileiro. O seu papel dentro da narrativa é causar medo e trazer um certo tipo de ordem entre os cidadãos do Nordeste.
C) A passagem de tempo nesta história é marcada apenas pelos verbos no passado, mostrando acontecimentos que já ocorreram, mas sem nenhum elemento específico.
2. A cidade sertaneja de Tabocal é mostrada com as características do sertanejo em "Era a grande seca dos três sete, quando uma moléstia quase acabava com a população".
3. "Está no mapa" significa que a cidade está registrada no mapa nacional e que também existem um certo número de cidadãos que ali vivem, pois eles não são indigentes.
4. A cultura sertaneja no texto 2 está apresentada nas vestimentas do cangaceiro, além dos animais como o animal e o boi que estão pintados.
5. Os elementos comuns entre o texto 1 e o texto 2 são justamente a figura do lampião, que é retratada com as suas vestimentas e o local por onde ele é mostrado.
A relação entre os textos e a cultura sertaneja
O sertão nordestino brasileiro é mostrado em ambos os textos, sendo que no texto 1 temos a cidade de Tabocal, que estava sendo ameaçada por Lampião, que ia atrás de mulheres e crianças.
No texto 2 temos uma imagem representando a figura do cangaceiro, que tinha roupas idênticas ao próprio lampião.
Veja mais sobre a cultura sertaneja em https://brainly.com.br/tarefa/51959933
#SPJ1