“Com a criação do SUS, a saúde emerge como questão de cidadania e a participação política, como condição de seu exercício.” (GUSSO; LOPES, CHAVES 2012)
A Lei nº 8.142 institucionaliza a participação da população nas políticas de saúde nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal), permitindo que gestores, trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e usuários do SUS possam ter representatividade na formulação das políticas públicas. (BRASIL,1990)
Sabendo que a participação social na saúde, também conhecida como CONTROLE SOCIAL é de suma importância para o SUS, pede-se que cite os principais mecanismos institucionais que compõem as ferramentas de cogestão e controle social e descreva-os.
Respostas
respondido por:
6
Os principais mecanismos institucionais que compõem as ferramentas de cogestão e controle social são: O poder do Estado para fazer cumprir as leis, poder do setor privado por incentivos econômicos e o poder da sociedade civil através da opinião pública.
O que é a ferramenta de cogestão?
- Nas ferramentas de cogestão e controle social, o Estado, o setor privado e a sociedade civil está envolvida em diversas instituições trabalhando em conjunto para proporcionar diferentes níveis de governança;
- As ferramentas de cogestão e controle social são mecanismos institucionais que compõem o SUS. Essas ferramentas são usadas para monitorar e supervisionar a população e manter a ordem social.
Aprenda mais sobre a ferramenta de cogestão em: https://brainly.com.br/tarefa/49377733?referrer=searchResults
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88 9 9️⃣37️⃣6️⃣ 8️⃣25️⃣5️⃣