Uma dúvida muito comum quando o tema é inovação é em relação à diferença entre três termos: imaginação, criatividade e inovação. Apesar de muito próximos e frequentemente gerarem confusão, eles têm significados bem específicos e diferentes entre si. Considerando as definições dos três termos descritos acima, avalie as afirmações a seguir: I. Imaginação é quando a imaginação é aplicada para solução de problemas, combinando o que já existe de um jeito novo, gerando valor. II. Criatividade é quando a imaginação é aplicada para resolver problemas de muitas pessoas, gerando vendas e faturamento para alguma organização. III. Inovação é a nossa capacidade de ver o que não está ali, de criar imagens em nossa mente, de falar sobre coisas como sentimentos, o divino e empresas. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
Letra E (Nenhuma das afirmações.)
Explicação:
Espera-se que o aluno indique a letra “E” como resposta correta, pois, de acordo com a Aula 3 – Tema 1, as definições de imaginação, criatividade e inovação estão invertidas nas três afirmações:
Para Escorsin (2020), “imaginação é a nossa capacidade de ver o que não está ali, de criar imagens em nossa mente, de falar sobre coisas como sentimentos, o divino e empresas. É a nossa capacidade de falar de passado e de futuro, de ver objetos em nuvens e rostos de pessoas em manchas na parede”.
Já a criatividade, é definida por Escorsin (2020) como “imaginação aplicada para solução de problemas; é combinar o que já existe de um jeito novo, gerando valor; prática, processo”.
Inovação é a criatividade com CNPJ. Ou seja, inovação é quando a imaginação é aplicada para resolver problemas de muitas pessoas, gerando vendas e faturamento para alguma organização.