Na prática, existem diversos modelos e estruturas para o plano de negócios, apresentados por diferentes autores da administração. Cada um deles apresenta elementos diferentes em sua composição, mas também existem alguns elementos comuns a todos os formatos. Podemos ainda encontrar modelos com um número menor ou maior de elementos. Sobre os diferentes formatos e estruturas dos planos de negócios, analise as afirmações abaixo e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) O sumário executivo é um elemento comum à maioria das estruturas de planos de negócios. ( ) Três planos costumam compor o plano de negócios e são utilizados para fins de estudo: o plano de marketing, o plano organizacional e o plano financeiro. ( ) Análise de mercado e avaliação estratégica são a mesma coisa, apenas com nomes diferentes em estruturas propostas por diferentes autores de planos de negócios.
Respostas
Resposta:
letra D (V, F, F)
Explicação:
Espera-se que o aluno indique a letra “D” como resposta correta, visto que, de acordo com a Aula 5 – Tema 1, o sumário executivo é, sim, um elemento comum a maioria das estruturas de planos de negócios; os três planos que comumente compõem o plano de negócios são plano de marketing, plano operacional (não organizacional) e plano financeiro; e análise de mercado e avaliação estratégica são dois itens diferentes do plano, que apresentam estudos diferentes, sendo o primeiro, um estudo do mercado (clientes, concorrentes e fornecedores) e o segundo, um olhar estratégico para forças e fraquezas da empresa e oportunidades e ameaças do mercado.
Resposta:
letra D (V, F, F)
Explicação:
spera-se que o aluno indique a letra “D” como resposta correta, visto que, de acordo com a Aula 5 – Tema 1, o sumário executivo é, sim, um elemento comum a maioria das estruturas de planos de negócios; os três planos que comumente compõem o plano de negócios são plano de marketing, plano operacional (não organizacional) e plano financeiro; e análise de mercado e avaliação estratégica são dois itens diferentes do plano, que apresentam estudos diferentes, sendo o primeiro, um estudo do mercado (clientes, concorrentes e fornecedores) e o segundo, um olhar estratégico para forças e fraquezas da empresa e oportunidades e ameaças do mercado.