Respostas
Explicação:
Pesquise a resposta para qualquer pergunta...
4
eduaraujo12
há 2 semanas
Pedagogia
Ensino superior
respondido • verificado por especialistas
Explique as três teorias apresentadas sobre o brincar e o desenvolvimento infantil. O brincar na atualidade está sofrendo alteração em nossa sociedade? Fale um pouco a respeito desse assunto. “O jogo é concebido como um importante instrumento para favorecer a aprendizagem na criança” (VIANA; SOUSA, 2013). Como a escola pode proporcionar situações em que a criança aprenda com o uso de jogos no seu cotidiano escolar? Cite exemplos.
1
VER A RESPOSTA
Peça mais detalhes ao usuário eduaraujo12
Verificado por especialistas
ChibunduVictor and many other Tutors are verifying Brainly answers
Tutors in math & science270 000 students helped
Want personalized tutor-verified answers? Try Brainly Tutor and get unlimited 1:1 help.
CHAT WITH A TUTOR
author link
Leticia140778
Muito bom
2.4 mil respostas
2.7 mi pessoas receberam ajuda
Entre as teorias sobre o brincar é possível destacar a teoria de Vygotsky que vê o brincar como momentos de aprendizagem através da interação, para Piaget o brincar é o modo de maturação da intelectualidade e para Paulo Freire é o momento de construção e desconstrução.
O brincar em foco
Durante muitos anos a infância era um mundo a parte, sendo ser um momento em que as crianças eram preparadas para serem adultos, tanto que esses pequenos seres eram considerados adultos em miniatura.
Com o tempo a criança começou a ser percebida como um ser em único e devia ser tratada como criança. A partir dessa nova visão de infância começou-se a se pensar na importância do brincar, sendo que hoje já se sabe que essa ação corresponde a um ponto essencial na infância para a formação dos seres.
Cotidiano escolar e o brincar
Na escola o brincar pode ser auxilio importantíssimo para a aprendizagem, pois as crianças aprendem de forma natural através da ludicidade. O brincar pode ocorrer de forma livre e pode ocorrer de forma dirigida.
Brincar livre: é nesse momento que a criança constrói a simbologia, desenvolve a comunicação e constrói as relações. O professor é um expectador, um observador, sendo que ele poderá conhecer um pouco das crianças através da observação diante da interação, sendo que as conversas, o modo de pensar, de se relacionar diz muito sobre a criança;
Brincar dirigido: as brincadeiras dirigidas sempre terão algum propósito a ser alcançado, tanto que elas devem ser planejadas e projetadas para que a aprendizagem possa ocorrer de modo divertido. O professor é o mentor, o observador, o avaliador e também aquele que ajuda o aluno a descobrir caminhos e percorrer suas escolhas,