Sobre as teorias das relações internacionais, assinale a alternativa correta.
Ao se analisar a sociedade internacional numa perspectiva liberal, o cenário global está fundamentado em três pressupostos: a natureza anárquica, a competição pelo poder e a lógica do conflito. Nesta concepção, o Estado é visto como ator unitário.
Os realistas apresentam uma teoria anticapitalista por meio da perspectiva do mundo contemporâneo, entendendo que as mudanças que ocorreram pós 1989, em realidade, em pouco alteraram a Sociedade Internacional, que, para estes, continua dividido entre Estados ricos e poderosos e Estados altamente dependentes de outro lado.
Para a Teoria Radical das Relações Internacionais o indivíduo busca de poder e os Estados atuam da mesma forma, ou seja, o Estado busca do seu próprio interesse, definido em termos de poder. O poder, neste viés, é entendido em termos dos recursos materiais necessários para prejudicar fisicamente ou coagir outros Estados, ou seja, lutar e ganhar guerras.
A tradição Liberal das Relações Internacionais acredita no progresso humano na sociedade civil moderna alcançada por meio da economia capitalista. Nesse sentindo, a Teoria Liberal entende que a natureza humana é boa, sendo possível às pessoas uma melhora de suas condições morais e materiais, viabilizando o progresso social e a paz duradoura.
Para a Teoria Radical, o conteúdo das relações internacionais deve ser materialmente possível (não pode violar jus cogens), bem como haver a intenção de se obrigar (não é possível fazer-se ato unilateral obrigando outro Estado).
Respostas
Resposta: LETRA B
"Os realistas apresentam uma teoria anticapitalista por meio da perspectiva do mundo contemporâneo, entendendo que as mudanças que ocorreram pós 1989, em realidade, em pouco alteraram a Sociedade Internacional, que, para estes, continua dividido entre Estados ricos e poderosos e Estados altamente dependentes de outro lado."
Explicação:
Nessa teoria o Estado é colocado no centro das discussões, pois se considera que o Estado é o ator principal das relações internacionais, e nada mudou no mundo contemporâneo.
Com referência à teoria das relações internacionais, podemos dizer que a alternativa correta é:
- Os realistas apresentam uma teoria anticapitalista por meio da perspectiva do mundo contemporâneo, entendendo que as mudanças que ocorreram pós 1989, em realidade, em pouco alteraram a Sociedade Internacional, que, para estes, continua dividido entre Estados ricos e poderosos e Estados altamente dependentes de outro lado.
Importância da Teoria das Relações Internacionais
A teoria das relações tem a importância de promover um modelo conceitual sobre o qual as relações internacionais são analisadas, suas implicações e como são estudadas, para isso analisam-se as mudanças nas relações internacionais.
Como exemplo claro temos a Organização das Nações Unidas (ONU). Esta instituição se constitui como um parlamento internacional em que as nações podem dialogar entre si, buscando alternativas à guerra, como esta organização condena.
Saiba mais sobre teoria das relações internacionais em: https://brainly.com.br/tarefa/25025177
#SPJ2