• Matéria: Lógica
  • Autor: viviassioli
  • Perguntado 3 anos atrás

Como deve agir o psicológo em relação a contratransfêrencia?

Respostas

respondido por: kelviaalves610
0

Resposta:

O que é contratransferência?

A contratransferência se trata das emoções e sensações que o terapeuta vive ao longo de uma sessão. Trata-se de uma reação interna resultante da relação com o seu paciente e da forma como o terapeuta é impactado pelas histórias dele. Desse modo acontece uma identificação pessoal, consciente ou não, sentida intimamente pelo próprio analista com o seu analisado.

Enquanto os pacientes experimentam a transferência, os terapeutas vivenciam a contratransferência na Psicanálise de maneira quase inevitável. Tudo porque os relacionamentos atuais podem ser sentidos como uma atualização das vivências antigas do analista. Em outras palavras, o profissional acaba se conectando pessoalmente com o seu analisado.

Desse modo podemos notar que tanto o paciente quanto o analista experimentam inconscientemente a vivência um do outro, cada um a partir de sua própria perspectiva. Porém, o analista tem condições de perceber essa troca e também de direcionar as suas emoções no relacionamento terapêutico.

Significados

Quando o assunto é o significado universal de contratransferência, muitos autores expõem uma visão pessoal a respeito do tema. Alguns estudiosos afirmam que o processo se trata de tudo o que intervém na personalidade do analista a partir do tratamento com um paciente. Por sua vez, outro grupo defende que esse mecanismo afeta os processos inconscientes do profissional a partir da transferência do analisado.

Segundo o psiquiatra Daniel Lagache, esta última explicação é a mais plausível para ser trabalhada. Contudo, a reação não fica limitada apenas ao analista e às suas impressões, mas também necessita da participação do analisado. Ou seja, há trocas inconscientes entre os participantes da sessão.

se não for isso que você está procurando

desculpa....

Perguntas similares