O conhecimento do fenômeno de resistência bacteriana data do início da era microbiana. Com a introdução das primeiras substâncias químicas com finalidades terapêuticas, observou-se que determinadas populações bacterianas expostas a diferentes agentes sobreviviam a essa exposição. Vários são os mecanismos de resistência desenvolvidos, entre eles se destacam: a capacidade de reduzir purinas, impedindo a penetração do fármaco na célula bacteriana; a super expressão de bomba de efluxo, promovendo a expulsão do fármaco da célula bacteriana; a modificação de estruturas responsáveis pela formação da parede celular, como as proteínas ligadoras de penicilina (PBPs) e a produção de enzimas capazes de promover a hidrólise dos fármacos, como as betalactamases.
As enzimas que degradam antibióticos os inativam através da catalisação hidrolítica das moléculas que os compõem. As principais enzimas que fazem a degradação, são as β-lactamases que hidrolisam a
Escolha uma:
a.
proteína transmembrana interna. Além disso, possui um sistema tripartido ou multicomponente que é uma proteína que faz a junção das duas proteínas transmembranas. Já as bactérias Gram-positivas, que não têm membrana externa, o sistema de efluxo é a bomba de efluxo, um sistema de componente simples.
b.
membrana externa que compõe a parede celular das bactérias Gram-negativas. Essa característica torna essas bactérias menos permeáveis a muitos antibióticos, o mesmo não ocorre para as bactérias Gram-positiva porque elas não têm a membrana externa da parede celular.
c.
enzima modificando os antibióticos por transferência de grupo(s) químico(s) (acil, fosfato, nucleotidil ou ribitoil) para a molécula da droga, fenicóis (cloranfenicol) inativando aminoglicosídeos (amicacina, gentamicina) e macrolídeos (eritromicina, azitromicina e claritromicina).
d.
ligação amida do anel β-lactâmico dos antibióticos, destruindo, assim, o local onde os antibióticos β-lactâmicos ligam-se à molécula-alvo da bactéria, levando à perda da ação dos antibióticos sobre a bactéria que continua fazendo a biossíntese de sua parede celular. >>>>>>Correto<<<<<<
e.
região do sítio-alvo da célula bacteriana através de mutações em genes da própria bactéria. Já a proteção ou o bloqueio ocorre pela produção de enzimas ou presença de estruturas celulares bacterianas que impedem a ligação do antibiótico ao sítio-alvo.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
ligação amida do anel β-lactâmico dos antibióticos, destruindo, assim, o local onde os antibióticos β-lactâmicos ligam-se à molécula-alvo da bactéria, levando à perda da ação dos antibióticos sobre a bactéria que continua fazendo a biossíntese de sua parede celular. Correto
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88 9 9️⃣37️⃣6️⃣ 8️⃣25️⃣5️⃣