Leia, atentamente, o texto a seguir:
Durante a década 1960, desenvolveu-se a teoria criminológica sobre a influência da prisão na chamada criminalidade secundária. Além disso, importa destacar que essa linha de pensamento não se debruçou sobre as variadas causas que promovem o ingresso do indivíduo no submundo do crime (criminalidade primária), enfocando sua análise no papel do sistema prisional como entidade fomentadora da reiteração criminosa.
Neste diapasão, a estrutura organizacional da prisão, bem como os instrumentos por ela dispostos para auxiliar a ressocialização do condenado contrariamente à sua função reeducadora, operaria um incremento nos índices de reincidência.
Desta feita, o sistema prisional produziria efeito inverso para o qual foi proposto, ou seja, ao invés de promover a reeducação e reinserção social do condenado, fomentaria o seu aprofundamento na carreira criminosa e, então, o ponto central seria a “má fama”, a imagem de “pessoa ruim” que a condenação criminal ocasiona verificando-se, principalmente, o fato de que as oportunidades de emprego não são mais alcançáveis, haja vista a estigmatização social que sua passagem pelo sistema carcerário promove. Por conseguinte, o indivíduo incorpora à sua personalidade a subcultura criminal passando a assumir esse novo estilo de vida e os desvalores a ele inerentes.
Ademais, nada obstante a existência de previsões legais, a falta de estrutura dos órgãos de auxílio ao egresso opera como fator de incentivo à carreira criminosa, a qual, por sua vez, apresenta ao recém liberado maiores oportunidades de ganho financeiro.
Agora, assinale a alternativa que contém a Teoria a que se refere esse texto:
A)
Teoria da Subcultura Criminal
B)
Teoria do Etiquetamento
C)
Escola de Chicago
D)
Teoria da Associação Diferencial
E)
Escola Clássica
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Letra B
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás