Em grupos, comparem os dois excertos e discutam:
a) o que os dois excertos têm em comum em relação à identidade do colonizado diante do colonizador;
b) a ruptura que Memmi vislumbra para o colonizado enfrentar seus dramas identitários;
c) as atitudes e os movimentos que os descendentes de colonizados africanos construíram no mundo atual para a autoafirmação coletiva. Dê exemplos.
Respostas
a) Em relação à identidade do colonizado, os textos tem em comum o retrato de opressão e admiração. Enquanto subjugado ao colonizador, o colonizado perde suas características culturais, assumindo que o colonizador possui melhores identidades.
b) Memmi coloca duas posições para o colonizado: amar o opressor e odiar a si mesmo ou se revoltar em busca de autoafirmação como identidade.
c) As atitudes e movimentos dos descendentes de colonizados africanos atualmente visam o reconhecimento da cultura como formadora de identidades únicas. Destacamos:
- introdução do estudo da História e da Cultura africana e afrodescendente nas escolas.
- o Movimento Social Afrodescendente Enegrecer;
A relação entre colonizados e colonizadores
Como reflete a cultura negra apropriada pelos europeus, muitos povos se viram suprimidos de identidade frente aos colonizadores, tidos como superiores em conhecimentos e técnicas científicas.
Espalhados por toda a sociedade, incluindo a prática religiosa, colonizadores retiram as características dos povos colonizados, dando ares superiores a sua cultura. Infelizmente, vítimas dessas imposições, colonizados abrem mão de si mesmos em busca de igualdade enquanto pessoa.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre A relação entre colonizados e colonizadores em: /brainly.com.br/tarefa/50833
#SPJ1