Nas sinapses químicas, ocorre a seguinte sequência de eventos: o potencial de ação na célula pré-sináptica faz com que os canais de Ca+ se abram. Um influxo de Ca+ no terminal pré-sináptico faz com que o neurotransmissor armazenado nas vesículas sinápticas seja liberado por exocitose. O neurotransmissor se difunde pela fenda sináptica, ligando-se a receptores na membrana pós-sináptica e alterando seu potencial de membrana. Por que os íons de Ca+ são necessários no meio extracelular para que ocorra a transmissão sináptica? Assinale a alternativa correta.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Os íons de Ca+ entram no terminal pré-sináptico com a despolarização e acionam as vesículas sinápticas para liberarem os seus conteúdos na fenda sináptica.
respondido por:
3
Resposta:
alternativa A.
Explicação:
O íon cálcio é responsável pela fosforilação da sinapsina, um grupo de proteínas que, quando fosforiladas, permitem que vesículas se movimentem em direção à membrana neural para fusão e liberação de transmissores. O potencial de ação atua nos canais de cálcio e, havendo liberação de cálcio, a exocitose aumenta. A quantidade de neurotransmissor liberada é proporcional ao influxo de cálcio.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás