• Matéria: Saúde
  • Autor: erikinhamart
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao discurtir na disciplina a importância de dados antropométricos simples, como peso e comprimento para menores de 2 anos, permite o profissional de saúde identificar risco e realizar a classificação nutricional para crianças. Contudo, isto não se aplica a todas elas. O grupo especial de crianças prematuras tem sua especificidade em vários aspectos, inclusive em medidas. Portanto, sobre os prematuros podemos afirmar que: A) A maioria dos autores recomenda utilizar a idade padrão na avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças pré-termo no mínimo até os 2 anos de idade. B) A idade corrigida (idade pós-concepção) ajusta da idade cronológica em função da prematuridade, ou seja, considerando-se que o ideal seria nascer com 40 semanas. C) O acompanhamento ideal das crianças pré-termo pode ser realizado utilizando as mesmas curvas-padrão até que completem 2 anos de idade. D) A correlação pela idade gestacional não permite detectar o crescimento compensatório, que é caracterizado por uma velocidade acelerada no crescimento. E) As crianças nascidas antes do tempo, não tem um crescimento mais lento ou ausente nos primeiros meses de vida se há complemento nutricional.


Anônimo: oiiiiiii, fazemos todo tipo de trabalhos e provas. Qualquer coisa é só chamar.
88 9 9️⃣37️⃣6️⃣ 8️⃣25️⃣5️⃣

Respostas

respondido por: anders1lva
2

A idade corrigida ajusta a idade cronológica devido a prematuridade.
Alternativa correta letra B.

Como calcular a idade corrigida dos prematuros?

Os prematuros (nascidos antes das 37 semanas) configuram um grupo de risco para neonatos e crescimento de até 2 anos de idade, por isso, eles devem ser acompanhados fielmente na puericultura.

Na puericultura não se pode utilizar os parâmetros para os nascidos com idade gestacional normal, para isso, deve-se:

  • Descontar da idade cronológica do prematura as semanas que faltaram para completar 40 semanas, sendo esta considerada uma idade corrigida.

Veja o exemplo:

  • Criança nasceu com 33 semanas subtrai-se de 40 e recebe a idade corrigida.

Idade corrigida = 40 semanas - idade prematuro

Veja mais sobre puericultura em:
#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares