Antunes (2009, p. 19) afirma que: “O povo tem uma identidade, que resulta dos traços manifestados em sua cultura, a qual, por sua vez, se forja e se expressa pela mediação das linguagens, sobretudo da linguagem verbal. ”
Analise as asserções abaixo:
I - Se a identidade de um povo reflete a sua cultura, então podemos afirmar que o regionalismo é a representação dos ‘falares’ demonstrando a riqueza de uma região.
PORQUE
II - Na escola e, em geral, o regionalismo é abordado como um fenômeno linguístico que não tem potencial de signos e, na maioria das vezes, é tratado como erro que não deve ser discutido nas aulas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
c.
As asserções I e II são proposições falsas.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Respostas
Sobre o regionalismo, a alternativa correta é a letra E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
O que é o regionalismo?
Podemos dizer que o regionalismo acaba por representar os falares de uma determinada região. Ou seja, ele evidencia particularidades regionais, e elas podem ser representadas por uma mesma cultura, que pode se dar pela linguística, cultura, literatura, etc. Como o Brasil possui diversas regiões, ele é marcado por muitos regionalismos.
Nas escolas, o regionalismo é dado como errado, e por isso é deixado de lado, o que está completamente equivocado. É preciso que o regionalismo seja exaltado, dado que ele representa a variação de cultura existente dentro do país, ou seja, ele indica a grande diversidade cultural.
Veja mais sobre regionalismo:
brainly.com.br/tarefa/12121733
#SPJ1