• Matéria: Psicologia
  • Autor: carol23moraes
  • Perguntado 3 anos atrás

(Enade 2018. Questão 12 Objetiva de Formação Geral. Prova de Psicologia, 2018. Adaptado) Diante da incidência do discurso religioso, a Psicologia sofre tensionamentos internos, e os conselhos profissionais da área tem se encontrado na posição de alvo de ofensivas contra algumas normativas, frente à reivindicação de uma “Psicologia cristã”. Em meio a este cenário complexo, tendo em vista uma ética pela diversidade de opiniões e também em torno da liberdade de credos, os Conselhos de Psicologia têm produzido marcos de referência para a defesa da laicidade e recusa de fundamentalismos, sejam advindos de setores religiosos ou não, confirmando-se atualmente como atores estratégicos na defesa da democracia brasileira.



Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir:



I. O debate sobre laicidade, democracia e Psicologia tem refletido o esforço epistemológico em reafirmar a autonomia da Psicologia como ciência e profissão.

II. O psicólogo, segundo o Código de Ética Profissional, deve contemplar a diversidade que configura o exercício de sua profissão e, desse modo, deve relativizar o princípio da laicidade.

III. O desenvolvimento da Psicologia, em termos epistemológicos e de suas práticas, tem sido orientado pelas transformações e demandas sociais.

IV. A Psicologia, como ciência e profissão, deve ser crítica e reflexiva e, portanto, contrária a qualquer posicionamento fundamentalista.



É correto o que se afirma em:

A)
I, II e III, apenas.

B)
II e III, apenas.

C)
I e IV, apenas.

D)
II e IV, apenas.

E)
I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: helyyo2629
4

Resposta:

Letra E. I, III e IV, apenas.

Explicação:

respondido por: Danas
0

O debate sobre laicidade, democracia e psicologia, tem fortes reflexos no esforço epistemológica na reafirmação da autonomia da psicologia como um campo da ciência e profissional, sendo crítica e reflexiva, ajudando a sociedade (alternativa E).

A psicologia como profissão

Antes a psicologia era atribuição dos psiquiatras da época, mas depois deu origem a uma ciência nova e com foco mais social do que biológico, como é o caso da psiquiatria.

O psicólogo deve seguir o código de ética, mas a laicidade não é princípio subjetivo, ele é objetivo e por isso não pode ser relativizado, e é por isso que não deve haver mistura da ciência com a religião.

Mais sobre a psicologia

https://brainly.com.br/tarefa/1274766

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares