• Matéria: Psicologia
  • Autor: marciacris148
  • Perguntado 3 anos atrás

O antropólogo, professor e filósofo francês Claude Lévi-Strauss (1908-2009) foi o fundador da chamada Antropologia Estrutural, corrente que se conformou a partir de seus estudos sobre os povos indígenas do Brasil.

Em relação a teoria do Estruturalismo segundo Claude Lévi-Strauss (1908-2009) analise as afirmações a seguir:



I – Distinguiu-se gravemente dos demais antropólogos que buscavam revelar as diferenças entre povos e culturas, nas mais das vezes valorativas; enquanto Lévi-Strauss procurava as estruturas universais, chamadas também de estruturas profundas.



II - Seu método estruturalista permitia compreender que sociedades tribais revelavam sistemas lógicos notáveis, de qualidades mentais, racionais tão sofisticados quanto às de sociedades até então tidas como superiores.



III - Sua teoria desmontava as convicções comumente aceitas de que as sociedades primitivas seriam intelectualmente deficitárias e temperamentalmente irracionais, e que suas ações e obras, que constituiriam seus “pobres” repertórios culturais, tinham por finalidade a satisfação de necessidades imediatas, como as de alimento, vestimenta e abrigo.



É correto o que se afirma em:

A)
I, apenas.

B)
I, II e III.

C)
II, apenas.

D)
II e III, apenas.

E)
III, apenas.

Respostas

respondido por: almart10g
8

Resposta:

B) I,II E II CORRETAS

Explicação:

Para Lévi-Strauss a maior parte dos antropólogos

estava preocupada com o que nominou de “aparência”.

Obviamente, utilizou-se de um dos fundamentos do

estruturalismo para fazer tal afirmação, exatamente

a oposição entre essência e aparência. Suas pesquisas

estavam dirigidas aos sentidos profundos das ações

humanas e de seus produtos, na busca pela essência,

encontrando-se com a Psicologia, a Lógica e a Filosofia das sociedades estudadas.

A mera descrição das práticas rituais de uma determinada sociedade, a aparência,

não lhe interessava. Essa nova e revolucionária abordagem encontrou contornos

teóricos acabados na obra O pensamento selvagem, de 1962.

Sobre o impacto que representou, para além da Antropologia, implicava em

como tratar o, até então denominado, homem primitivo. Seu método estruturalista

permitia compreender que sociedades tribais revelavam sistemas lógicos notáveis,

de qualidades mentais, racionais tão sofisticadas quanto às de sociedades até então

tidas como superiores.

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