“A discriminação racial na escola está presente na veiculação de estereótipos negativos acerca da população negra, nas relações desrespeitosas entre negros e brancos no cotidiano escolar, no eurocentrismo dos conteúdos curriculares, na negligência na política educacional acerca da literatura e cultura produzida por africanos e afro-brasileiros, na negação da existência do racismo por meio de teses que afirmam ser o Brasil uma grande e harmônica democracia racial e, sobretudo, na oferta de uma educação de pior qualidade para as populações negras e pobres do País”.
(SILVA, Allyne Andrade; CARREIRA, Denise. O Ministério Público e a Igualdade Étnico-Racial na Educação – Contribuições para a implementação da LDB alterada pela Lei 10.639/2003. 1. ed. Brasília: Conselho Nacional do Ministério Público e Ação Educativa, 2015, p. 13)
Sobre a inserção do Ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na educação é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena tem por objetivo o reconhecer que a nação brasileira, como um país miscigenado, teve nos brancos europeus a sua base de constituição.
b.
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena exigem a urgente necessidade de tornar o cotidiano social mais humanizado e justo, uma vez que dão visibilidade a lutas e resistências desses povos.
c.
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena é uma ação suficiente para evitar o preconceito na escola e na sociedade
d.
Coube, unicamente, ao movimento negro unificado a luta para se estabelecer na escola o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.
Respostas
Resposta:
Explicação:
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena exigem a urgente necessidade de tornar o cotidiano social mais humanizado e justo, uma vez que dão visibilidade a lutas e resistências desses povos.
O Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena exige a urgente necessidade de tornar o cotidiano social mais humanizado e justo, uma vez que dão visibilidade a lutas e resistências desses povos (B).
Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Nas escolas e nas Universidades brasileiras, o estudo da origem africana e indígena traz possibilidades novas de entender a história social de grupos diferentes, além de criar uma cultura descolonial.
É importante compreender que cada povo tem sua realidade e sua luta política. Cada resistência de grupos e comunidades é estudado e pesquisado em seio escolar.
Saiba mais sobre história africana e indígena em: https://brainly.com.br/tarefa/24953040
#SPJ2