A sociedade atual é descrita como uma sociedade de consumo, onde o critério da individualidade determina a escolha dos bens a consumir, sendo que os consumidores estão sempre dispostos a consumir produtos novos. Nesse sentido, a propaganda massiva transforma os alimentos industrializados em itens de consumo obrigatório. Fonte: DE OLIVEIRA FRAGOSO, T. Modernidade líquida e liberdade consumidora: o pensamento crítico de Zygmunt Bauman. Perspectivas Sociais, n. 1, 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2022. Considerando o fragmento de texto e os fatores relacionados a alimentação "moderna", avalie as afirmações a seguir. I. Os alimentos ultraprocessados apresentam mais gordura, açúcar e aditivos e por isso tornam-se mais prejudiciais à saúde. II. Em uma sociedade de consumo, todos os esforços são para que potenciais consumidores consumam mais. III. O consumidor está sempre escutando que o refrigerante, o salgadinho, a bolacha recheada são bons, mas também escuta que comer mais frutas, por exemplo, não é tão bom para a saúde dos consumidores. IV. As soluções alimentares são capitalizadas pela indústria e comércio que apresentam alternativas adaptadas às condições de vida urbanas e delineiam novas modalidades no modo de comer. É correto apenas o que se afirma em
Respostas
Resposta:
I, II, (a IV ficou bem confusa, mas eu diria que não)
Explicação:
I - De modo algum alimentos industrializados são benéficos para a saúde.
II - Infelizmente minha mãe não me diz que Coca-Cola faz bem para a saúde.
IV - De fato, a Indústria detém o controle e o modo com que nos alimentamos, mas não sei bem se é do modo apresentado pela questão.
Resposta:
Alternativa 2:
I, II e IV.
Explicação:
I. Os alimentos ultraprocessados apresentam mais gordura, açúcar e aditivos e por isso tornam-se mais prejudiciais à saúde.
II. Em uma sociedade de consumo, todos os esforços são para que potenciais consumidores consumam mais.
IV. As soluções alimentares são capitalizadas pela indústria e comércio que apresentam alternativas adaptadas às condições de vida urbanas e delineiam novas modalidades no modo de comer.