Respostas
O movimento pós impressionista foi uma continuação do impressionismo, mas ao contrário do que se pensa, é uma oposição dele.
Isso porque muitos artistas consideravam o impressionismo como um gênero sem profundidade subjetiva ou temática. Isto é, muitos caracterizavam o impressionismo como uma corrente que não apresentava emoções e que não abordava temas fundamentais da sociedade, como os acontecimentos sociais e políticos.
Dessa forma, a principal diferença entre o impressionismo e o pós-impressionismo é que enquanto o primeiro levava em consideração questões técnicas, como a luz natural e a pintura ao ar livre, o segundo, além da técnica, valorizava a expressividade e a emoção no momento da criação.
O estilo principal desse movimento é o pontilhismo
Apesar de seu caráter heterogêneo, a arte pós-impressionista conta com algumas características. São elas:
o forte caráter simbólico e subjetivo;
a valorização tanto de cenas políticas e sociais, como de temáticas do cotidiano;
o uso constante da emoção;
a liberdade no uso de cores;
o prestígio da estrutura, da textura e da luminosidade;
a presença de contornos mais delimitados;
o emprego da técnica pontilhista;
a valorização da bidimensionalidade nas obras.
O representante maia conhecido do movimento pós-impressionista bastante conhecido é Van Gogh♡ Um pintor holandês que criou mais de 2 mil obras
“A pintura está na minha pele.” Era assim que Vincent William van Gogh, um dos maiores pintores do século 19, referia-se a sua paixão. Sua vida foi marcada por crises de loucura e seu trabalho, pelo amor aos pobres. Somente depois de sua morte é que o pintor foi reconhecido.