Um dos principais problemas socioambientais relacionados à urbanização é a formação de núcleos de ocupação irregular por famílias de baixa renda. Essas famílias acabam se estabelecendo em áreas que, de maneira geral, são inadequadas para a ocupação humana e não interessam ao mercado imobiliário. Tais áreas, além de apresentarem grande fragilidade ambiental, oferecem riscos à população, podendo haver deslizamentos de encostas, alagamentos, enchentes e inundações, por exemplo.

Imagine que existe uma área da cidade imprópria para moradia por ser passível de desmoronamento. Essa área foi ocupada por um grupo que não tem um lugar digno para morar. Assim, ali estabeleceram suas residências. Porém, essa porção da cidade é considerada uma área de grande risco para esses moradores.

Sendo essa área de poder do município, se ocorrer algum incidente lá, é ele quem será responsabilizado. Tendo em vista esse enorme problema urbano, imagine-se como um profissional urbanista do Poder Público municipal que deve elaborar estratégias de âmbito social e ambiental para resolver esse problema.

Respostas

respondido por: luanasoaresf92
1

Resposta:

A estratégia de âmbito social se baseia em determinar outra porção da cidade onde essas famílias possam ser relocadas. Essa área deverá ser segura e com infraestrutura mínima necessária para que essas pessoas possam viver dignamente.

A estratégia de âmbito ambiental se baseia na recuperação da área irregular, garantindo, assim, que volte ao seu aspecto natural, garantindo a preservação do meio ambiente e a segurança dos moradores de áreas regulares próximas.

Explicação:

Perguntas similares