2. Émile Durkheim foi criticado, notadamente, pela tradição marxista, por não perceber que seu modelo metodológico, herdeiro do positivismo, também poderia ser empregado para justificar uma ordem social injusta. Marx, à época, já havia criticado a obra de Comte por seu conservadorismo em uma nota de rodapé em O Capital: “Auguste Comte e sua escola teriam podido demonstrar, portanto, da mesma forma, a eterna necessidade dos senhores feudais, como eles o fizeram para os senhores capitalistas” (MARX, 1996, p. 449).
FONTE: MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política (Livro 1, Tomo 1). São Paulo: Nova Cultura, 1996.
Segundo o contexto, assinale a alternativa correta:
A) As críticas são infundadas e orientadas a negar o conhecimento social objetivo. A metodologia apresentada por Durkheim é a que permitiu equiparar a Sociologia às Ciências da Natureza.
B) Os Marxistas se equivocaram na crítica à Durkheim, visto que este último havia rompido totalmente com os pressupostos da Sociologia proposta no positivismo de Auguste Comte.
C) Durkheim defendia abertamente as classes burguesas contra o proletariado, visto que estes eram apoiadores de Karl Marx e vistos por Durkheim como abertamente revolucionários.
D) A pretensão de Durkheim à objetividade do conhecimento sociológico poderia esconder juízos de valor. A neutralidade científica pode ser considerada uma forma de mascarar situações de dominação e exploração.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:c
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás