• Matéria: Sociologia
  • Autor: eyngterezinha4
  • Perguntado 3 anos atrás

2. Émile Durkheim foi criticado, notadamente, pela tradição marxista, por não perceber que seu modelo metodológico, herdeiro do positivismo, também poderia ser empregado para justificar uma ordem social injusta. Marx, à época, já havia criticado a obra de Comte por seu conservadorismo em uma nota de rodapé em O Capital: “Auguste Comte e sua escola teriam podido demonstrar, portanto, da mesma forma, a eterna necessidade dos senhores feudais, como eles o fizeram para os senhores capitalistas” (MARX, 1996, p. 449).

FONTE: MARX, Karl. O Capital. Crítica da Economia Política (Livro 1, Tomo 1). São Paulo: Nova Cultura, 1996.

Segundo o contexto, assinale a alternativa correta:
A) As críticas são infundadas e orientadas a negar o conhecimento social objetivo. A metodologia apresentada por Durkheim é a que permitiu equiparar a Sociologia às Ciências da Natureza.
B) Os Marxistas se equivocaram na crítica à Durkheim, visto que este último havia rompido totalmente com os pressupostos da Sociologia proposta no positivismo de Auguste Comte.
C) Durkheim defendia abertamente as classes burguesas contra o proletariado, visto que estes eram apoiadores de Karl Marx e vistos por Durkheim como abertamente revolucionários.
D) A pretensão de Durkheim à objetividade do conhecimento sociológico poderia esconder juízos de valor. A neutralidade científica pode ser considerada uma forma de mascarar situações de dominação e exploração.

Respostas

respondido por: andressadossantosmor
0

Resposta:c

Explicação:

Perguntas similares